segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CV na mídia, de novo!

Parece que faz muito tempo, mas há uns 18 meses um inglês foi preso em Praia.

Enfim que, depois de 18 meses, o programa está no ar! Chama-se Graham's World, e está passando no National Geographic! E é hilário!

Lá estava eu, num sábado a noite, deitado, "flipping channels" quando de repente rola aquele momento "Ei, eu conheço esse cidadão ai"!. Eis que estava passando o quarto episódio da série, exatamente onde ele chega e é preso em Cabo Verde. Ri MUITO revendo tudo.

No episódio seguinte, eis que aparecem, além do inglês, breves flashs do seu Leitão, que trabalhou na Embaixada, do Fraser, nosso escocês favorito, dono do Cape Coffee Co., e do Nuno e o Hugo, pai e filho, nossos vizinhos de cima no condomínio! AWESOME! E ainda descobri que o Graham teve a mesma advogada da Embaixada! Dra. Maria João RULES!

Obviamente, e já adiantando, a visão do cara de Cabo Verde está longe de ser positiva, ou isenta, mas o programa é bem divertido, mesmo assim.

Só fiquei chateado porque não rolou nem um obrigado nos créditos por eu ter intermediado a compra dos direitos de imagem das reportagens da TVC.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cabo Verde na mídia brasileira

Infelizmente é noticia ruim...

Ontem no Fantastico teve uma reportagem muito boa sobre a rota do tráfico que passa pelo Brasil e atravessa a África Ocidental em direção à Europa. A maioria das mulheres presas em Fortaleza é de Cabo Verde ou Guiné Bissau.

Vale a pena ver a matéria no site do Fantástico

Meu medo é depois a Globo começar a receber hate mail porque disse que a língua nativa de CV é o crioulo, ou qualquer outra coisa que o pessoal ai discorde...

EDIT: Eu não disse? Basta ler os comentários AQUI

domingo, 26 de setembro de 2010

Hoteis...

Pessoal sempre diz que "hotel não é importante", ou que "me basta um lugar pra dormir", mas se tem uma coisa que eu aprendi, particularmente na nossa viagem nos EUA, é que não é bem por ai... hotel é sim importante... um bom hotel te dá conforto, segurança e uma base pra toda a visita. Se o lugar onde você dorme não te oferece conforto e descanso, não só físico, mas mental também, ferra a experiência toda.

Também aprendi que reservando com uns 3 meses de antecedência e procurando bem promoções, você fica em 5 estrelas pagando preço de 3 (vide o caso do Omni em,
Philadelphia e do Grand de Oslo)

Essas lições a gente vai aprendendo rápido... e de uma cidade pra outra, já é profissional...

Ai em baixo vai uma listinha dos hoteis que a gente usou nas nossas viagens desde a ida para Cabo Verde... com minha opinião sobre eles...

Madri, Espanha - Petit Palace Alcalá Torre - Um excelente hotel, absurdamente bem localizado a uma quadra da Puerta del Sol. Tem metrô na esquina, vários restaurantes pertinho, museu ao lado e fica a 8 euros do aeroporto. Quer mais? Quartos pra família, com cama king size pros pais e beliches pra criançada, e um café da manhã maravilhoso. Achou pouco? Tem computador com internet grátis em todos os quartos, e TV LCD de 32 polegadas. Ainda quer mais? Sucos, café, água e biscoito grátis no bussiness center, pros pães duros. Honestamente, foi um achado, e o preço é ótimo.

Lisboa, Portugal - Ibis Saldanha - É o nosso hotel em Lisboa... perto do aeroporto, super central, dá pra sair a pé pra varios lugares ou andar um quarteirão e meio e pegar o metrô. Mas Ibis é que nem MacDonald's... quem já ficou em um Ibis, já conhece todos...

Lisboa, Portugal - Tiara Park Atlantic Hotel - Eu tinha pontos sobrando no programa de relacionamento do Hotels.com, então decidimos aloprar. A noite no Tiara custa 399 dólares, e tem gente que argumenta que é o melhor hotel urbano de Lisboa. Claro que eu nunca que ia ficar aqui por minha conta, mas de graça não custava conhecer o lugar, né? Fenomenal. Serviço impecável, quarto super confortável, ainda que um pouco menor do que eu gostaria. Deu até pra comer no café do hotel, que mete a faca. Afinal, a hospedagem era por conta do programa :P

Washington, DC, EUA - Red Roof Inn Oxon Hill - Deixa adiantar que eu não tinha ideia do que cargas d'água era um Red Roof Inn... Só sabia que era uma das 5 maiores redes de hoteis dos EUA, e que ficava relativamente bem localizado e era em conta. O que eu não sabia é que era um motel... daqueles moteis americanos, hotel de estrada... Não era ruim, pelo contrário, mas eu meio que estranho o esquema da porta do hotel dar pro estacionamento.

Tega Cay, SC, EUA - The Plaza Hotel in Carowinds - Saca aquele hotel que foi super chique em 1982? Era esse... você via que era uma construção suntuosa, os quartos são grandes, as camas imensas, mas o lugar passou do ponto tem bastante tempo, começou a alugar "extended duration" e tem um monte de malucos morando lá, só que o site esquece de mencionar isso... a verdade é que a gente só dormia lá, porque passavamos o dia na casa da Addy, minha "irmã" americana, ou em Charlotte, que tem um museu infantil fenomenal e excelentes restaurantes. MAS é importante salientar que foi uma das melhores camas da viagem toda... parece que tinham recentemente trocado todos os colchões, e eram fora de série mesmo.

Nashville, TN, EUA - Sheraton Nashville Downtown - Sensacional... o hotel fica bem no centro de Nashville, que é uma cidade muito legal... o prédio em si é belíssimo, com um vão central que vai do térreo ao topo dos 22 andares, fechado por uma clarabóia imensa... O quarto era daqueles de filme, e graças ao Hotels.com a gente pegou uma promoção muito boa...

Vincennes, IN, EUA - Confort Inn & Suites Vincennes - Outro hotel em que pouco ficamos... passamos a maior parte do tempo na casa da minha familia americana, apesar do hotel ser bem legal, e ter o maior quarto da viagem toda...

Columbus, OH, EUA - Best Western Columbus North/Convention Center - Ficamos só de passagem, pra descansar no caminho pra Hershey, mas não gostei muito da área do hotel... mas tinha uma vantagem: quem ficava no hotel tinha acesso total à academia ao lado, que tinha de tudo... E os quartos eram muito bons.

Hershey, PA, EUA - Howard Johnson Inn Hershey - Hotelzinho SUPER simpático. Pertinho do parque de diversões, super novo e bem mantido... é meio hotel de estrada, mas vale a pena, especialmente porque os hoteis em Hershey são bem caros. Hershey, como deixa claro o nome, é a cidade do chocolate. TODA a cidade foi construida, e em algum momento pertenceu, à fábrica de chocolates que lhe dá o nome. O parque, Hershey Park, é tipo uma Disneylandia do chocolate.... muito show.

Philadelphia, PA, EUA - Omni Hotel Independence Park - Como a gente tinha economizado bem nas outras cidades, e iamos ficar mais tempo em Philly, escolhi bem o hotel... o Omni fica a menos de dois quarteirões do Sino da Liberdade e do Liberty Hall, dá pra fazer toda a visita histórica de Filadélfia sem pegar o carro. O hotel tem o melhor brunch da cidade, e é lindissimo. O staff é fantastico também, e se apaixonaram pelo Guilherme.

New York, NY, EUA - The Belleclaire Hotel - O Belleclaire é um hotelzinho charmoso, ali na na West 77th com Broadway em Manhattan. Fica a duas quadras do Central Park, e menos que isso do Museu de História Natural e bem pertinho também do Children's Museum. Como todo hotel em NY, é meio salgado para o espaço que oferece, mas o custo X benefício é bem razoável. Boa localização (na esquina fica o melhor sanduíche "after hours" de NY, segundo a Time Out), perto do metrô, quarto espaçoso pros padrões locais e serviço muito bom.

Amsterdam, Holanda - Park Plaza Victoria - Eu escolhi pela localização. Fica do outro lado da rua da estação de trem central de Amsterdam, 200 mts da praça central da cidade, uma quadra de onde saem os passeios do canal e pertinho também do Red Light District. Melhor, impossível. O staff é super atencioso, especialmente com crianças, e o pessoal do Concierge realmente faz tudo pra te ajudar na viagem.

Antuérpia, Bélgica - Radisson Blu Astrid Hotel - Do outro lado da estação histórica de Antuérpia (maravilhosa) e bem perto do centro histórico. Dá pra fazer tudo a pé. Além dos quartos imensos e super confortáveis, tem um spa excelente e grátis pros hóspedes.

Oslo, Noruega - Grand Hotel Oslo - O Grand é o hotel mais tradicional de Oslo. É onde ficam hospedados os laureados do Prêmio Nobel e onde fazem o jantar depois da entrega dos prêmios. É na melhor localização de Oslo, super central, fica a 300 mts do Palácio Real e ao lado do parlamento, num prédio histórico lindo demais. Os quartos são grandes e confortáveis (o mínimo que se espera de um cinco estrelas), mas também tem um serviço maravilhoso, um spa sensacional, dos mais lindos que eu já vi, e o melhor café da manhã que eu ou qualquer pessoa que leia esse post já comeu.

Gran Canária, Ilhas Canárias, Espanha - IFA Catarina - Um hotel turistico muito gostoso, muito bem localizado perto da Praia do Inglês, em Maspalomas. Não fica pertinho da praia, mas é fácil chegar em qualquer lugar, e o hotel oferece transporte. Um café da manhã ótimo e um staff super atencioso, com clubinho pras crianças, o que dá uma merecida folga pros pais.

Praia, Cabo Verde - Praia Guesthouse - A gente precisava dum lugar pra ficar quando desocupasse o apartamento. O Carlos, lá da Embaixada, estava morando nesse aparthotel novo, e a gente conhecia o dono, um português muito legal. E pra melhorar, tem um restaurante bem gostoso no prédio, o Pescador... fora que era o único hotel que tinha quarto e sala, então o Gui podia ter um espaço pra ele. Excelente experiência.

Mendoza, Argentina - Hotel Mendoza - Esse hotel fica muito bem localizado no centro de Mendoza, e teve uma renovação completa recentemente. O preço é bem legal, e os quartos são espaçosos.

Mendoza, Argentina - Grand Hotel Balbi - Localizado bem na Calle Las Heras, o corredor turistico do centro de Mendoza. Está sendo a nossa base aqui até irmos pro apartamento alugado. Os quartos são menores, até porque é daqueles hotéis históricos, mas o serviço é exemplar e muito simpático.

sábado, 25 de setembro de 2010

Grande Lula

É velho, mas é bom...

Ri demais desse trote que passaram pra uma rádio lá de Cabo Verde. Porque alguem realmente pensou que o presidente da república (ou QUALQUER presidente), liga pra rádios pedindo pra dar entrevista.



Saiu inclusive no jornal local quando descobriram a palhaçada! Passaram o mesmo trote pra um monte de paises.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quero morrer viajando...

...mas isso ainda pode demorar, ok?

São minhas duas opções favoritas de morte: no meio de uma grande viagem, ou perseguido por um marido ciumento, E em qualquer um dos casos, já com 85 anos ou mais :P

Anyway, o que eu quero dizer é que, apesar de ser um saco a parte da mudança, e ter de lidar de novo com aluguel de apartamento, comprar carro e o caramba, eu adoro isso de chegar num lugar novo, e ir descobrindo tudo de novo.

Vale pra viagem de férias, vale pro trabalho que eu escolhi... tem suas desvantagens, mas a gente vai levando.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cronicamente inviável?

Vão acabar me apedrejando por esse post, mas durante minha estadia em Cabo Verde eu pensei muito sobre isso.

Qual é a viabilidade de Cabo Verde, enquanto nação, em longo prazo?

Descontada a industria do turismo, eu sinceramente me questiono...

Em um determinado momento, devido a posição geográfica, Cabo Verde teve sua importância aumentada, mas hoje os navios e aviões não precisam de paradas tão frequentes.

Fala-se muito em ser um hub de serviços, mas a industria de comunicações local ainda é bem limitada, e os próprios serviços em geral ainda são incipientes. As dificuldades de transporte são grandes, e os limites logísticos e populacionais criam barreiras sérias à industrialização.

Eu penso na relação com Portugal, que é quase uma co-dependência (Cabo Verde precisa dos investimentos, e Portugal do mercado, por ser ele próprio um país pequeno e com dificuldades de competir em certos mercados). Mas e ALÉM dessa relação?

Sei lá...

Eu fico pensando no monte de estudantes fora do país, em Portugal e no Brasil, e no monte de molequinhos legais, amiguinhos do Gui... onde vão estar e o que vão estar fazendo daqui a 15/20 anos?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Porque a gente não ia mais na Cruz di Papa

Cruz di Papa é bem legal, uma pracinha pertinho da residência oficial com parquinho pras crianças e um espaço de exercício para os velhinhos, além de um lindo mirante.

O parquinho vive lotado, mas a praça dos velhinhos é pouco usada.

Só que alguma alma porca teve a brilhante ideia de por um guardinha lá... e se tem uma pessoa no mundo que pode escolher ser um sacana, e atrapalhar sua vida, é um guardinha.

Outro dia estavamos lá com o Gui, e o menino, vendo a fila nos brinquedos, decidiu brincar nos aparelhos dos velhinhos... e começou a girar uma roldana lá.

Ai chegou o guardinha: "Não pode mexer ai!"

E eu: "Porque?"

- "Porque só é pra maiores de 50 anos!"

No que eu perguntei: "O senhor checa as carteiras?" Óbvio que a resposta foi não!

"Então o menino tem 52!"

A cara do guarda foi ótima, e ele ainda quis discutir, mas como eu disse que chamasse a polícia então, e o Gui logo se desinteressou, morreu por ai...

Mas sinceramente, PRA QUE isso?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agora no pé do morro...

Bom, o pezinho saiu caminhando e já não está mais na África, e sim na Argentina, no pé do Aconcágua.

Não é particularmente fácil, a Argentina e os argentinos são mais complicados, em muitas coisas, que Cabo Verde (a BURROcracia é FODA!), mas a gente vai levando...

Paletó de Linho

Dica de blog: Paletó de Linho

Esse blog é de um diplomata que está em Nova Delhi, um colega do Carlos lá da Embaixada... muito bons os textos, bons insights sobre o pais e o povo... vale a pena mesmo...

sábado, 26 de junho de 2010

Meio que de volta...

Demorei pra caramba pra voltar ao blog, mas foi mais pela completa correria depois da nossa volta das férias que por falta de vontade.

Nem bem chegamos, pintou uma oportunidade pra conhecer as ilhas Canárias... E lá fomos nós!

Adoramos, apesar do coeficiente de alemães pelados com queimaduras de terceiro grau ser altíssimo...

Mas mal voltamos, "it´s Lula time"!

O presidente chega em Cabo Verde pra um périplo africano, começando dia 02 de julho e indo até a Africa do Sul, nos dias 11 e 12, pra assistir a final da copa. (MEDO!)

Mas os preparativos começam bem antes, a delegação presidencial, que vem acompanha-lo na Cúpula Brasil-CEDEAO, é gigantesca! E tome ligações pra hoteis, aluguel de carros, equipamento, preparativos pra pouso de aviões, e por ai vai...

Por sorte, a reunião é no Sal... então agora que quase tudo está encaminhado, sai das nossas mãos :)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Notas breves de viagem...

A Holanda é MUITO legal, mas fede a maconha...

A Bélgica é bonita, mas meio decadente (você também estaria decadente se seus filhos mais importantes na história fossem Hercule Poirot e Tintin...).

A Noruega é linda, mas cara pra caralho...

E isso resume minhas férias :) Estamos em casa!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

The roof is on fire!

5:30 da manhã e eu acordo com um despertador infernal... Neda já está até de pé e não desligava a porcaria...

Só que era o alarme de incêndio! No panic!

No final nem era fogo, aparentemente disparou o alarme do prédio ao lado e evacuaram o hotel por precaução...

Um saco, mas pelo menos nosso dia começa cedo hoje :)

Em Oslo... e gostando...

A melhor coisa do mundo é cagada de hotel... mas só de BONS hoteis...

Explico: Todo hotel tem, 99% do tempo, uns 5% dos quartos vazios... desses quartos disponiveis, a maioria são quartos superiores. E os BONS hoteis preferem perder a diferença da diária que perder o cliente...

E o nosso quarto, apesar de ser excelente, e no melhor hotel de Oslo, estava com o ar-condicionado quebrado.

Upgrade automático, 'nuff said ;)

domingo, 16 de maio de 2010

I can see Sweden from my house...

Título roubado do blog da Nabita (e da declaração absurda da Sarah Pallin tbm :)...

Depois da passagem por Bruxelas, sensacional graças a Ariane e o Neto, nossos anfitriões, chegamos em Oslo...

A "host mom" da Neda nos pegou no aeroporto e nos fomos pra Hytta dela e do marido, que é tipo uma cabaninha de campo... a deles fica nas Ilhas Hvaler (ilhas baleia), que ficam no Fjord Oslo... olha, um dos lugares mais bonitos que eu já vi... assim que a Neda fizer o upload das fotos posto aqui...

A propriedade é minima, dividindo uma prainha particular com outra família... sao tres cabaninhas, um pier e uma lancha, e voce esquece que está no seculo XXI...

E da janela da nossa cabaninha, a gente via a Suécia :)

Agora estamos em Lierskogen (que quer dizer campos e florestas em norueguês), na casa deles, pra comemoração do 17 de maio, o dia nacional da Noruega, e depois vamos pra Oslo :)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cumprindo metas...

Eu sou péssimo em cumprir metas... meu ritmo sempre foi só meu, e eu facilmente atraso ou simplesmente esqueço as coisas... no trabalho, é uma luta pra tentar manter tudo organizado e não deixar tudo pra fazer no último minuto.

Mas as vezes, bem as vezes mesmo, eu me surpreendo...

Quando fomos pra Cabo Verde, depois de fazer umas contas e conhecer a realidade do posto, eu me propus uma meta pra esses dois anos. E chegamos lá agora em abril. Faltando 4 meses pra fecharem os dois anos em Cabo Verde... Nada mal :)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Saindo de Amsterdan, Antuérpia e o melhor hotel de Bruxelas...

Amsterdam foi sensacional... uma pena o MRE não ter posto nenhum lá, senão estaria na minha lista imediata de locais pra trabalhar... apesar de ser um tremendo clichê, vale a pena fazer o passeio de barco, visitar os museus, andar de ônibus turistico e tudo mais...

Nossa saida pra Antuérpia foi super fácil, e o hotel não podia ser mais bem localizado, do outro lado da rua da estação de trem... passeamos bastante, aproveitamos pra fazer uns passeios mais básicos, e no dia das mães a Ariane (minha amiga que trabalhava na embaixada em Praia e veio pra cá), o Neto, marido dela e a Marion, amiga deles, foram nos encontrar, a Ariane deu uma de guia e fizemos um belo tour da cidade antes de seguirmos pra Bruxelas... aproveitei pra comprar presentes de dia das mães pra D. Neda e pra D. Yara :)

Chegando em Bruxelas fomos direto pro melhor hotel da cidade, a casa da Ariane e do Neto... um lindo apartamento super bem localizado e sinceramente dos mais bonitos que eu já visitei... Guilherme já está em casa, assistindo desenhos em francês e flamengo sem entender bulhufas, mas adorando. Aproveitamos o primeiro dia pra fazer a programação turistica básica e fomos conhecer o Atômium, um dos simbolos de Bruxelas, e a Mini-Europa, um parque de miniaturas com monumentos dos paises da UE. Quem curtiu mais, eu o Gui? Não sei :)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Seria o dia perfeito, mas...

O dia começou super bem. O sol estava brilhando, saimos pra tomar café da manhã, curtimos a área aqui perto do hotel, e apesar do carrinho velho de guerra ter, FINALMENTE, dado o último suspiro (depois de 3 anos, 9 países e 5 continentes!), tudo caminhava pra um dia perfeito.

Rapidamente substituimos o carrinho, por um de uma marca holandesa, lindão :)

Dai seguimos pro NEMO, um museu das crianças daqui de Amsterdam... visita fenomenal, o lugar é muito bom, melhor até que o de Charlotte, que até ontem era o mais legal que eu já tinha visitado. Imenso, 4 andares cheios de atividades, pra crianças dos 8 aos 80, tanto que eu mesmo as vezes me distraia e quase perdia o menino. Terminamos a visita num navio restaurado da East India Company, que fica ancorado em frente.

Quando finalmente voltamos pro hotel, já eram quase 7 horas. Fui conversar com o consierge sobre as opções pro dia seguinte, e ele comentou que HOJE era Memorial Day, lembrando os 65 anos da libertação da Holanda na WWII, e que haveria uma cerimonia na praça principal, a Damqualquercoisa, as 20hsm com a presença da rainha...

Fomos conferir, e foi muito bonito, com hinos, 2 minutos de silencio e tudo mais... só foi estragado por um maluco, que aparentemente começou a gritar no meio da multidão, causando um tumulto. Parece que ano passado tentaram matar a rainha, então o pessoal aqui está ressabiado. Imagine uma confusão sem tamanho! Gente correndo pra todos os lados, loucura total. A sorte é que estavamos bem na periferia da coisa, e foi relativamente facil sair do meio da loucura. Mas foi um susto danado. Acabou tudo bem, a cerimonia concluiu sem maiores embaraços (nos EUA a área ia ficar cercada 1 semana!).

Anyway, depois da animação toda, fizemos um longo passeio pelo Red Light District pra espairecer, e pra matar a curiosidade tambem... honestamente, as meninas são lindas, mas aquelas vitrines com luz negra cortam qualquer tesão.... o Gui aproveitou pra capotar de sono, deixando que D. Neda e eu terminassemos a noite num belo restaurante indonésio :)

Fora o susto, fui um belíssimo dia.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Turista é uma raça burra paca...

Porta do museu Van Gogh... Mal descemos do Tram (tipo um bonde), Neda quase desiste... a fila dava a volta no quarteirão. Eu simplesmente não conseguia conceber a idéia de que o sistema era tão burro assim... dois simples guichês, pra atender um museu imenso, que pra piorar tava com uma exposição extra do Gauguin. Holandês não é burro, isso eu tenho certeza.

Anyway, me aproximei pra perguntar... sim, a fila era pra comprar e entrar... chuva caindo, todo mundo de poncho ou guarda-chuva. Ai a gente começa a se dirigir pro fim da fila, meio que já desistindo... quando a menos de 10 metros da entrada eu noto um cartaz: "Porque esperar na fila, se você pode comprar seus ingressos na agência, DO OUTRO LADO DA RUA?"!!!!!

Menos de 50 metros adiante, o cartaz da agência, que fica no mesmo prédio do Museu dos Diamantes. Fui lá, e pra ter certeza, perguntei de novo se eram pro Museu Van Gogh (sim, eram) e se era o mesmo preço (sim, era, eu chequei). 14 euros por adulto, criança é de graça. É, inclusive, mais barato que na internet (a Neda tentou comprar, e era 19 euros na net!). Eu, ainda embasbacado, pergunto ao caixa:


EU
- Se é o mesmo preço, e não tem fila, porque tem umas 300 pessoas na chuva lá do outro lado da rua?

CAIXA - Porque as pessoas não leem os cartazes.

Mas, como todo brasileiro vacinado, eu AINDA estava receoso... vai que era uma conspiração? Voltamos até a entrada do museu. Neda fica embaixo da escada, e eu subo, pra me informar.

EU - Bom dia, seu guarda... Pra entrar no museu, como é o procedimento?

GUARDA - O senhor entra nessa fila ai e compra aqui no guichê...

EU - (Já pensando "PQP, me ferrei em 28 euros!) Mas eu já tenho aqui ingressos, comprei lá no "Diamant Museum".

GUARDA - Ah, mas o senhor não disse... Pode entrar por aqui...

Ou seja... paguei barato, não pegamos fila e visitamos um dos museus mais interessantes do mundo, tudo numa tarde só... not bad!

Como uma das poucas coisas que eu acredito nessa vida é em Karma (e só por ser um conceito perfeitamente Newtoniano...), quando saimos do Museu, ai pelas 3:30, eu contei pra todo mundo que pude que dava pra comprar ingresso sem esperar na fila, até virei o cartaz pra o pessoal da fila ver melhor... espero que eles passem adiante a informacão... um casalzinho, pelo menos, eu acompanhei com o canto do olho até a tal agência... os judeus dizem que quem "salva uma vida, salva um mundo todo", eu salvei algumas horas da vida deles, já conta pra alguma coisa, né?

Amsterdam

Ou Amterdão, como chamam nossos colegas portugueses :)

A cidade é linda, e muito por acaso eu escolhi um excelente hotel, EM FRENTE da estação de trem, que facilita tudo... So far, so good :)

Quer dizer, fora a conexão perdida em Lisboa e as 6 horas indesejadas no aeroporto de lá... mas faz parte :P

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Férias...

Sim, de novo...

Holanda, Bélgica e Noruega.

Morram de inveja :P

Eu tenho posts por publicar (um monte deles já há séculos, na verdade) e planejo escrever durante a viagem... mas eu não sou uma pessoa confiável :D

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Feliza Aniversário Brasília!

Aqui em casa todos morremos de saudades :)

sábado, 17 de abril de 2010

E a polícia cibernética pegou mais um...

O Luiz Carlos Azenha andou por Cabo Verde... fiquei sabendo por um amigo jornalista em comum. Ele e uma equipe da Record fizeram umas matérias sobre CV pra um programa sobre a África...

Ontem me chega a Adriana com o jornal, perguntando se eu já li...

Depois da nossa última esperiência com blogs e Cabo Verde na Embaixada, qualquer frase juntando os dois termos já me assusta... bota "jornal" na parada, e eu tremo todinho...

Ai vem o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, e comenta que achava que Cabo Verde não deveria ter ficado independente.

Esqueceram o Azenha. Ele deu sorte...

sábado, 10 de abril de 2010

Finalmente em São Vicente

Pois é... esses dias foram animados...

Eu acho que em algum momento eu comentei sobre a rivalidade que existe entre as ilhas do Barlavento e Sotavento. Mas eu nunca tinha ido lá em cima, então não tinha nada pra comparar...

São Vicente é a segunda ilha mais populosa de Cabo Verde, mas a ilha toda não tem a população de Praia. O que é ótimo, porque a ilha deve ter ai como uns 30% da área de Santiago.

Mindelo, a capital de São Vicente, já foi a cidade mais importante de Cabo Verde, ai nos meados do século 19, quando os ingleses decidiram usar o excelente porto natural da cidade como ponto de reabastecimento de carvão na travessia do atlântico. Também porque os ventos, a partir de Cabo Verde, são mais favoráveis a travessia do que saindo das Canárias ou da Madeira (ou pelo menos é o que me contaram :). Também andaram por lá franceses e americanos, por motivos e em momentos diferentes...

Isso deu à cidade um avanço grande naquela época, que foi bem capitalizado... Comparar com Praia é até injusto, especialmente depois de ler sobre Cabo Verde no livro de viagens do Miguel Souza Tavares. Mindelo é uma cidade bonitinha, arejada e bem cuidada, enquanto Praia é tremendamente enfeiada pelo crescimento desordenado e falta de cuidados. Mindelo é como eu imaginava Praia, ANTES de pesquisar.

Anyway, nossa viagem foi maravilhosa, ficamos num hotel delicioso, o Foya Branca (alias, vou fazer um post e chamar "Guia de Hoteis"), um resort português agradabilíssimo. Os 3 dias lá deram pra conhecer bem a cidade e uma parte legal da ilha, conhecer a Baia das Gatas (gatas é tubarão :P) e o Calhau, e entre essas praias rodamos na estrada mais bonita de Cabo Verde, uma versão mini da US 01 na California.

Mindelo é mais bonita que Praia, apesar de Praia ter um potencial natural melhor. A cidade antiga é bem conservada, e os elementos novos, como o complexo Ponta D'água, uma especie de Pier 21 em escala reduzida (essa só o pessoal de Brasília vai entender), ajudam a tornar a visita mais interessante. Em suma, adoramos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Soncente

Finalmente fomos... e gostamos...

Tô cansado demais, depois de 5 horas no aeroporto do Sal (que é meu purgatório, pelo jeito...), então amanhã eu posto mais...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

E voltou a água!

É mentira...

Primeiro de abril...

A Electra informou no dia 30 que depois de 10 dias resolveu o problema da bomba d'água, MAS esses 10 dias drenaram as reservas, e vai demorar 5 dias pra normalizar o abastecimento.

Me pergunto se não deveriam ter iniciado um racionamento quando a bomba QUEBROU!

terça-feira, 30 de março de 2010

Quando não é leão, é cobra...

Citação do Sérgio, o nosso informático da Embaixada :)

A Electra está com problemas tem uns 10 dias... ninguem falava nisso... só UM dos jornais locais comentava a vergonha que era o abastecimento de água da capital. O Gustavo, aqui da Embaixada, ficou 4 dias inteiros sem água em casa antes de desistir e ir pra um hotel... ele está de mudança pronta, vai embora dia 11/04, levando essa bela memória.

Lá em casa começou no fim de semana... o pessoal do condominio administra bem a falta de água, faz racionamento, então a gente sente menos o problema, mas de domingo pra segunda esqueceram de desligar a bomba, e agora temos água, mas não tem bomba pra levar da cisterna pros apartamentos...

Sinceramente, a viabilidade da vida humana em Cabo Verde, pra mim, permanece uma pergunta sem resposta...

terça-feira, 16 de março de 2010

Época de estudantes

Está acabando a época mais chata, complicada e cansativa de trabalho na Embaixada... pelo menos no setor consular...

De janeiro a março os estudantes caboverdianos vem pedir seus vistos pra estudar no Brasil... é uma maratona de uns 2 meses e meio de filas, discussões e dores de cabeça.

A documentação é simples, e está listada no site da Embaixada , mas ninguém confere. E pra piorar, todos acham o maior absurdo o Brasil fazer qualquer exigência que seja, documental ou temporal, pra emissão de visto. A resposta padrão quando confrontados com a exigência é: "Mas ano passado era mais fácil". E não era! Eu estou aqui a quase 2 anos e as exigências são as mesmas, assim como as desculpas.

A culpa, em parte, é das universidades particulares, que descobriram a África lusófona como fonte de estudantes. Mas os alunos não ajudam... Esse ano já tivemos estudantes perdendo bolsas por só pedir o visto UM MÊS depois do início das aulas, estudantes desligados do programa de bolsas, ligações desesperadas de pais (que são as verdadeiras vítimas aqui) e o eventual estudante fodão que acha que sabe mais que o agente consular...

A gente até tenta ajudar, fica doido ligando pro Brasil, mas as vezes alguns estudantes tem de escutar umas verdades... e nem sempre é bonito...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Matérias sobre Cabo Verde

Saiu uma série de reportagens sobre CV na TV Brasil... feitas pelo Carlos Alberto Jr. com uma pequena ajuda de D. Neda na produção :)

O Batuku

Cidade Velha

Rabidantes

São todas reportagens curtas mas bem interessantes...

Já na TV O Povo sairam duas reportagens... bem mais toscas e menos pesquisadas (tipo, maior cara de matéria paga... mas vale ver pra entender...

Cabo Verde – Oportunidades de Negócios

Cabo Verde – Turismo


segunda-feira, 1 de março de 2010

Chile

Não teria nada a ver com a gente, se não fossemos morar ali do lado em 6 meses... Mas, segundo meus calculos altamente inexatos, um tremor forte desses só ataca a cada 25 anos, mais ou menos, ou seja, acho que estaremos seguros...

Fora que, como comentou D. Neda, não se compara a infraestrutura e a preparação (ou mesmo as condições geográficas) do Chile e da Argentina com a do Haiti...

Estamos torcendo pra situação se normalizar rapidamente e que o número de mortos e feridos pare de crescer.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Carnaval na cadeia

Não, não fui eu que passei o carnaval lá (bom, pelo menos não o carnaval inteiro!).

Mas minha terça de carnaval foi passada quase toda entre o tribunal e a sede da Polícia Nacional...

Todo mundo sabe que o voo entre Fortaleza e Praia, e daqui para Lisboa, é porta de entrada de drogas pra Europa. E essa semana a polícia pegou logo DOIS brasileiros no voo... um casal. Nem precisa dizer que assim que rolaram todos os tramites da prisão, começaram a ligar para a Embaixada, que estava fechada no carnaval... e eventualmente chegaram no telefone de emergência. Apesar de estar de plantão, esses pepinos normalmente são administrados pelo chefe do consular (o Romel), mas ele tinha me dito que ia viajar pra aproveitar o feriado, logo sobrou pra mim, que afinal de contas também sou vice cônsul...

Então lá vou eu, saindo do almoço quase em frente do tribunal, encontrar o juiz e a promotora do caso... de havaianas, bermuda e camiseta, pois tinha de chegar lá antes do pessoal sair pro almoço deles!

Acabei passando boa parte da tarde com os brasileiros presos, depois de um banho rápido e de trocar de roupa, explicando a situação deles, a lei caboverdiana e que a Embaixada podia fazer por eles... peguei contatos, deixei um pouco de comida e água, e fui chegar em casa já quase 18hs.

Enfim, eu sei que as chances de uma "mula" ler esse blog são remotas, mas se alguem se interessar, a polícia caboverdiana é muito boa em detectar mulas, a pena média dos brasileiros presos aqui é de 6 anos e meio e a prisão NÃO é um clube de campo. A Embaixada tenta prestar todo apoio possível, mas há muito a ser feito...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Porque todos amamos cara-de-pau...

Malandro tem no mundo todo... mas quando o malandro encontra um cara que não é mané, se ferra...

Essa saiu no jornal essa semana aqui: Uma dupla de assaltantes decidiu atacar um casal de cubanos que voltava pra casa tarde da noite em Mindelo... um dos bandidos avançou com uma faca, e no embate, foi desarmado, e tomou uma merecida facada e veio a falecer...

Seu parceiro, vendo o colega se dar mal, fugiu... mas fugiu pra onde? Pro batalhão de polícia! Denúnciou o assassinato do colega caboverdiano nas mãos do malvado estrangeiro!

Vou abrir um parêntese aqui, pra contar a história de uma antecessora minha na embaixada... ela era casada com um alemão, meio marrento, e o loiro uma vez meteu-se num bate-boca na porta de casa e saiu no braço com um caboverdiano... em menos de 5 minutos até as vendedoras de peixe estavam dando porrada no branquelo, de facão em punho, pra defender o compatriota.

Ou seja, o cubano ia se ferrar!

Os policiais, que por sorte também NÃO eram manés, foram averiguar, identificaram o morto como um notório salafrário, e que seu parceiro também tinha longa folha corrida...

Achei a noticia AQUI

Agora, quem ler os comentários do jornal, vai ver que o tom geral é de apoio ao cubano, que é médico aqui em CV, e parece ser bem querido em São Vicente... mas MESMO estando esclarecida a situação, aparecem um ou outro comentarios questionando a ação do médico, e um até cobrando JUSTIÇA contra a vítima do assalto! Imagine ai como seria a repercussão (e a reação) se os fatos não fossem tão absurdamente cristalinos...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ausência...

Tô com saudade do blog... mas tem faltado tempo e inspiração pra escrever...

Estamos em época de estudantes na Embaixada, então é loucura o dia todo... milhares de ligações, justificativas, negativas e reclamações, tudo porque as pessoas não se dignam a ligar ou pesquisar na internet antes de fazer seus pedidos. Uma pena, porque é muito chato ter de negar, especialmente pros estudantes que estão indo pela primeira vez ao Brasil.

Cabo Verde é o pais que mais manda estudantes ao Brasil. Inicialmente eram somentes bolsistas, mas hoje a maioria é para universidades particulares no nordeste e em São Paulo.

Mais uma semana e a loucura deve amansar... ai tenho alguns posts antigos pra fazer, e uns novos desse periodo :)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cruise Ship

Alguém sabe que navio é esse parado no porto da Praia? Vinha vindo pro trabalho e fiquei curioso... se Praia entrasse no roteiro dos cruzeiros internacionais ia ser muito legal... mas a maioria dos navios que passam por aqui, e olha que são poucos, costuma parar em São Vicente, que tem um porto maior/melhor...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Burrocracia

Alguém me explica porque cobram os documentos sete vezes entre a fila do check in e o embarque no Aeroporto da Praia?

Porque na minha cabeça não faz o menor sentido...

Teu um (ou uma) guardinha que fica na entrada da FILA pro check in que cobra os documentos (01), o próprio funcionário da companhia aérea no ato do check in (02), novamente o maldito guardinha pra te deixar entrar na área em frente ao controle de passaportes (03), um segundo guardinha, EM FRENTE da porta do controle de passaportes (04), o próprio policial, que faz o controle (05), um segundo policial, na máquina de Raio-X (06) e uma combinação de policial e funcionário da companhia aérea, antes de você sair da área de embarque e ir, andando, pra embarcar no avião (07).

Fora que tem algumas aeromoças (ou hospedeiras, como chamam em Portugal e as vezes aqui, deve ser irônia, porque o pessoal é bem brutinho... nada hospitaleiro :P) , o que ainda somaria uma OITAVA checagem...

É uma sanha insana de ver o passaporte da gente, em uma combinação qualquer com passagem/cartão de embarque.

Eu entendo as checagens pela companhia e pela polícia, as primeiras, pelo menos... os guardinhas são um saco, e a repetição é de doer... menos de 10 metros separam o controle de passaportes do Raio-X... precisa mesmo ver os documentos de novo? E depois de entrar na sala de embarque, porque não pode guardar o passaporte? E novamente, porque a repetição é a ordem do dia, PORQUE os malditos guardinhas insistem em ver a minha foto e conferir meu nome com a passagem/cartão, se a menos de 15 metros daí eu já ia ter de fazer check in mesmo? Aliás, controle pra entrar em fila, só aqui mesmo...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Boas vindas aos sogros!

Ontem chegaram meus sogros aqui em Cabo Verde... cheios de pacotes e presentes, pra matar a saudade de D. Neda :)

Ficam pouco tempo, mas pelo menos seu Joaquim veio! Foi mais do que conseguimos em quase 5 anos de Brasília!