sábado, 10 de abril de 2010

Finalmente em São Vicente

Pois é... esses dias foram animados...

Eu acho que em algum momento eu comentei sobre a rivalidade que existe entre as ilhas do Barlavento e Sotavento. Mas eu nunca tinha ido lá em cima, então não tinha nada pra comparar...

São Vicente é a segunda ilha mais populosa de Cabo Verde, mas a ilha toda não tem a população de Praia. O que é ótimo, porque a ilha deve ter ai como uns 30% da área de Santiago.

Mindelo, a capital de São Vicente, já foi a cidade mais importante de Cabo Verde, ai nos meados do século 19, quando os ingleses decidiram usar o excelente porto natural da cidade como ponto de reabastecimento de carvão na travessia do atlântico. Também porque os ventos, a partir de Cabo Verde, são mais favoráveis a travessia do que saindo das Canárias ou da Madeira (ou pelo menos é o que me contaram :). Também andaram por lá franceses e americanos, por motivos e em momentos diferentes...

Isso deu à cidade um avanço grande naquela época, que foi bem capitalizado... Comparar com Praia é até injusto, especialmente depois de ler sobre Cabo Verde no livro de viagens do Miguel Souza Tavares. Mindelo é uma cidade bonitinha, arejada e bem cuidada, enquanto Praia é tremendamente enfeiada pelo crescimento desordenado e falta de cuidados. Mindelo é como eu imaginava Praia, ANTES de pesquisar.

Anyway, nossa viagem foi maravilhosa, ficamos num hotel delicioso, o Foya Branca (alias, vou fazer um post e chamar "Guia de Hoteis"), um resort português agradabilíssimo. Os 3 dias lá deram pra conhecer bem a cidade e uma parte legal da ilha, conhecer a Baia das Gatas (gatas é tubarão :P) e o Calhau, e entre essas praias rodamos na estrada mais bonita de Cabo Verde, uma versão mini da US 01 na California.

Mindelo é mais bonita que Praia, apesar de Praia ter um potencial natural melhor. A cidade antiga é bem conservada, e os elementos novos, como o complexo Ponta D'água, uma especie de Pier 21 em escala reduzida (essa só o pessoal de Brasília vai entender), ajudam a tornar a visita mais interessante. Em suma, adoramos.

Um comentário:

daniel disse...

E ae, João, tudo dret? Quem vos fala é o Daniel, aquele brazuca que apareceu lá na embaixada naquele dia.

Fiquei duas semanas em "Soncent". Aquela estrada que inicia na Baía das Gatas(não sabia que eram tubarões, tomei banho lá sem saber disso rsrs) e termina em Calhau foi a melhor que vi em Cabo verde.

Já as estradas de Bubista.. E pior
que a ilha das dunas agora é a bola da vez do arquipélago.

Visitou são Pedro em Soncent? A praia é "sabi pa fronta". abçs