segunda-feira, 3 de maio de 2010

Turista é uma raça burra paca...

Porta do museu Van Gogh... Mal descemos do Tram (tipo um bonde), Neda quase desiste... a fila dava a volta no quarteirão. Eu simplesmente não conseguia conceber a idéia de que o sistema era tão burro assim... dois simples guichês, pra atender um museu imenso, que pra piorar tava com uma exposição extra do Gauguin. Holandês não é burro, isso eu tenho certeza.

Anyway, me aproximei pra perguntar... sim, a fila era pra comprar e entrar... chuva caindo, todo mundo de poncho ou guarda-chuva. Ai a gente começa a se dirigir pro fim da fila, meio que já desistindo... quando a menos de 10 metros da entrada eu noto um cartaz: "Porque esperar na fila, se você pode comprar seus ingressos na agência, DO OUTRO LADO DA RUA?"!!!!!

Menos de 50 metros adiante, o cartaz da agência, que fica no mesmo prédio do Museu dos Diamantes. Fui lá, e pra ter certeza, perguntei de novo se eram pro Museu Van Gogh (sim, eram) e se era o mesmo preço (sim, era, eu chequei). 14 euros por adulto, criança é de graça. É, inclusive, mais barato que na internet (a Neda tentou comprar, e era 19 euros na net!). Eu, ainda embasbacado, pergunto ao caixa:


EU
- Se é o mesmo preço, e não tem fila, porque tem umas 300 pessoas na chuva lá do outro lado da rua?

CAIXA - Porque as pessoas não leem os cartazes.

Mas, como todo brasileiro vacinado, eu AINDA estava receoso... vai que era uma conspiração? Voltamos até a entrada do museu. Neda fica embaixo da escada, e eu subo, pra me informar.

EU - Bom dia, seu guarda... Pra entrar no museu, como é o procedimento?

GUARDA - O senhor entra nessa fila ai e compra aqui no guichê...

EU - (Já pensando "PQP, me ferrei em 28 euros!) Mas eu já tenho aqui ingressos, comprei lá no "Diamant Museum".

GUARDA - Ah, mas o senhor não disse... Pode entrar por aqui...

Ou seja... paguei barato, não pegamos fila e visitamos um dos museus mais interessantes do mundo, tudo numa tarde só... not bad!

Como uma das poucas coisas que eu acredito nessa vida é em Karma (e só por ser um conceito perfeitamente Newtoniano...), quando saimos do Museu, ai pelas 3:30, eu contei pra todo mundo que pude que dava pra comprar ingresso sem esperar na fila, até virei o cartaz pra o pessoal da fila ver melhor... espero que eles passem adiante a informacão... um casalzinho, pelo menos, eu acompanhei com o canto do olho até a tal agência... os judeus dizem que quem "salva uma vida, salva um mundo todo", eu salvei algumas horas da vida deles, já conta pra alguma coisa, né?

Um comentário:

gatunix disse...

Muito interessante...
mas va tambem ao RED LINE DISTRIT... onde tem as mulheres linda na montra... ali tb é um grande ponte turistico de amsterdam...
se tiveres tempo apanha comboio ate Roterdam 50min, e visite o MUSEU MARITIMO, no centro da cidade bem perto da Central Station de Rdam... visite tambem Den Haag (haia) fica entre Adam e Rdam... bem giro