terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cronicamente inviável?

Vão acabar me apedrejando por esse post, mas durante minha estadia em Cabo Verde eu pensei muito sobre isso.

Qual é a viabilidade de Cabo Verde, enquanto nação, em longo prazo?

Descontada a industria do turismo, eu sinceramente me questiono...

Em um determinado momento, devido a posição geográfica, Cabo Verde teve sua importância aumentada, mas hoje os navios e aviões não precisam de paradas tão frequentes.

Fala-se muito em ser um hub de serviços, mas a industria de comunicações local ainda é bem limitada, e os próprios serviços em geral ainda são incipientes. As dificuldades de transporte são grandes, e os limites logísticos e populacionais criam barreiras sérias à industrialização.

Eu penso na relação com Portugal, que é quase uma co-dependência (Cabo Verde precisa dos investimentos, e Portugal do mercado, por ser ele próprio um país pequeno e com dificuldades de competir em certos mercados). Mas e ALÉM dessa relação?

Sei lá...

Eu fico pensando no monte de estudantes fora do país, em Portugal e no Brasil, e no monte de molequinhos legais, amiguinhos do Gui... onde vão estar e o que vão estar fazendo daqui a 15/20 anos?

3 comentários:

Anônimo disse...

nos vamos estar em cabo verde ajudando no nosso desenvolvimento. o mundo nao fica quieto, ele movimenta-se muito, como ja tivemos o nosso tempo na geografica do mundo ha alguns seculos atraz , como brasil ta na geografia politica actual, as coisas mudam....

tu disseste quase tudo bem, dai q nao nada de ser apedrejado...
agora nos vamos continuar sendo nos mesmo e HA VIABILIDADE SIM, ha piores , bem piores em burocracia , corrupçao, violencia, educaçao e tudo resto....

gatunix

Houser disse...

Eu imaginava algo como um centro de distribuição internacional, como um grande armazém da amazon off-shore.

João Marcelo disse...

Pra isso teria de melhorar, e MUITO, as questões logística e de transporte do país... mas seria uma possibilidade. Com o custo de transporte/frete atual, é improvável.