segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Viagem, parte 4 - Rodes

Não, o Colosso não está mais lá... mas graças a ele ganhei 100 mil reais, que o Dr. João Luiz pode ir pagando do jeito que achar mais prático... Quem manda insistir que as Colunas de Hércules, em Gibraltar, eram uma das sete maravilhas do mundo antigo? Alías, sabiam que nessa viagem passamos por 3 das sete maravilhas? Rodes, onde ficava o Colosso, Bodrum, onde ficava o Mausoleu de Halicarnassus, e Kusadasi, que é pertinho de Efeso, onde ficava o Templo de Diana.

Anyway, Rodes foi minha parada favorita nessa viagem... o "coração" da cidade e da ilha é a antiga cidade murada, que fica bem pertinho do porto, deu até pra ir a pé. A cidade murada é linda, coisa de filme mesmo, com ruazinhas arborizadas, vias quase que de uso exclusivo para pedestres e milhares de pequenos pátios floridos e cheios de gatos... tudo isso com um monte de mesquitas e fortes antigos espalhados pelo meio, sendo o maior deles o "Palácio do Grão-Mestre", onde ficava a sede de uma dessas ordens de cavaleiros que insistia em tentar tomar Jerusalem, e é a grande visita da cidade. Vale pelos mosaicos belissimos, apesar de ser uma visita um pouco cansativa.

Pra mim o ponto alto da visita foi sim bater perna pela cidade. Sabe aquelas em que dá pra esquecer do mundo, e simplesmente andar à toa? É Rodes... Vou inclusive tentar vender a ideia de um Consulado-Geral por lá... vai que cola?

São milhares de lojinhas e restaurantes, espalhados pela cidade antiga, e vários hoteis e pensões instalados em casas e palacetes antigos... tudo bonito, limpo e aceitando euros :)

Enfim, eventualmente queremos voltar, de preferência só pra Rodes e Bodrum (eu falo dessa amanhã!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!