terça-feira, 30 de junho de 2009

O final da viagem... Istambul

Foi tanta coisa acontecendo ultimamente que me esqueci completamente de terminar o relato da viagem!

Istambul é deslumbrante... começa a impressionar horas antes de chegar lá, quando o navio ainda está a caminho e tem dezenas de outros navios, indo e vindo de lá, de cargueiros aos "ônibus maritimos" que ajudam no transporte público. A cidade tem um bom sistema de transporte, que além desses barquinhos incorpora uma grande frota de taxis, ônibus e metrô de superfície. Nós pagamos bobabemente 10 euros pra ir do navio até a Santa Sofia, mas poderiamos ter pago só os 2.10 euros da passagem de metrô (70 centavos cada... o Gui não paga). Claro que depois de descobrir isso foi bem mais fácil :)

Era nossa última noite no navio, então depois de visitar a basílica (que é impressionante!, 1400 anos, gigantesca, mal dá pra acreditar que aquilo tudo ainda está de pé) fomos conhecer também a Mesquita Azul (belissima, mas menos impressionante) e as catacumbas/cisternas romanas, e voltamos pro navio pra nos despedir da mordomia :)

No dia seguinte fomos visitar o Palácio de Topikapi, e corremos pra poder também visitar o harém do sultão... Olha, tá meio maltratado em algumas áreas, mas é dos lugares mais interessantes que já visitamos. A arquitetura parece feita pra impressionar, os mínimos detalhes levados em consideração, tudo muito opulento... E os jardins? Belíssimos! Acabamos passando a manhã inteira lá, e ai pelas 13hs fomos pro Grande Bazar... A área mais antiga, que hoje é coberta, é linda... as lojinhas expoem desde bugingangas sem o menor valor à tapetes e peças de marroquinaria sensacionais, e nem se fala dos doces! O que a gente comeu de Turkish Delights não tá no mapa!

Finalmente, já ai pelas 15hs voltamos para o navio para pegar as coisas e as 16hs fomos para o Aeroporto... que fica LONGE! Três horas depois estavamos chegando pra mais dois dias em Madri, pra descomprimir antes de voltar a realidade...

Impressão geral: Cruzeiros são maravilhosos... talvez um pouco cansativos, pelo pouco tempo que sobra pras visitas e ainda ter de aproveitar o navio, mas compensa pela mordomia. Já estamos pensando em encaixar outro ano que vem, antes de irmos pra Argentina :)

2 comentários:

Neda disse...

Olha o exagero! O aeroporto de Istambul fica a UMA HORA, contadinhas de relógio, do porto.

Helga disse...

hahahahahah tá aí a patroa que não o deixa mentir. :P

blog do joão nunca mais será o mesmo. isso aí, d. neda, revisa tudo.