quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Macaronésia

Faz um tempinho o Ricardo começou a falar sobre a macaronésia... era macaronésia isso, macaronésia aquilo, e eu sem entender nada!

Que diabos é a macaronésia? As Ilhas Macarrão? Qual o molho?

Ai ele acabou explicando que a Macaronésia é o conjunto das ilhas vulcânicas a oeste do estreito de Gibraltar... Um grupo que inclui Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde...

O papo sobre a região é que está em discussão na união europeia a criação de uma "Zona Especial de Desenvolvimento da Macaronésia", chamada por eles de Eurozona. Bom, e claro que Cabo Verde quer uma parte dessa boca :)

Na verdade, a relação de CV com a UE é bem interessante... Cabo Verde busca se identificar mais com a Europa do que com a África, e o principal objetivo do governo hoje é conseguir uma "Parceria Especial" com a Europa, o que facilitaria bastante o fluxo de pessoas para lá e de investimentos para cá...

Pra Europa, é um bom negócio... mão de obra barata num momento de crise, e abre um mercado... e como a população de CV é relativamente pequena, é mais controlável...

Mas isso só não deixa a economia de CV ainda mais dependente de outros países, e em particular da remessa de divisas pelos imigrantes?

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que não é bem assim, pois há um quesito, Integração Regional, que diz, a grosso modo: fiquem por lá que mandaremos uns euritos de quando em vez.

A dependência das remessas existe à muito, e aliado a um turismo fraquinho e amador é tudo que há por enquanto.

É triste.

Anônimo disse...

A memória das pessoas não deve ser curta!

Os Caboverdeanos antigamente sonhavam num futuro para eles, que seria semelhante aos Açores Canárias e Madeira.

O PAIGC, e os "ventos da história" do anos 60 e 70 do outro século, veio trocar as voltas à maioria dos caboverdeanos.

Paloma Varón disse...

Eurozona? Fui só eu que achei esse nome engraçado? Vai ver eles acham que tudo que não é Europa é zona! Mas eles foram os colonizadores, né? Agora aguentem!

Helga disse...

Só deixa dependente se eles não souberem aproveitar os investimentos nos lugares certos!

Não, não, também achei o nome Eurozona BEM engraçado. Tanto quanto Macaronésia.