sexta-feira, 12 de junho de 2009

Crise de meia idade?

Quando eu falei do problema com as críticas, comecei a pensar aqui numa tendência recente que notei nos blogs que eu acompanho que falam sobre a África, a crise do primeiro ano...

Explico: A maioria dos blogs que eu acompanho, por coincidência, é de gente que chegou na África na mesma época que eu, há cerca de um ano.

E recentemente os posts ficaram um pouco mais críticos, o humor mais negro e cínico, os elogios menos frequentes.

Minha chefe em casa, a Dona Neda, também notou isso nas conversas com as colegas.

Curiosamente, eu não tinha pensado nisso dessa forma, até ela ter chamado a atenção, mas eu não acho que seja tanto uma crise... pra mim, é mais um caso do deslumbramento inicial passa e você começa a ver a nova casa menos como turista e mais como residente. É bom, porque dá pra quem está planejando vir uma visão mais realista da coisa, e por outro é ruim, porque quando a gente critica abre a porta pra um monte de pedradas (Será o momento de desabilitar os comentários? Ou só os anônimos?).

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro João,

Acho que não deve ir por esse caminho. Se eu morasse o Brasil e estivesse a blogar sobre isso, com certeza que iria receber críticas idênticas.

Lá porque descreve Cabo Verde e os cabo-verdianos baseados na sua visão das coisas e alguns não gostam, não quer dizer que tem que tomar medidas extremas.

Eu sou um dos fãs do seu blog e leio avidamente cada post. Só posso pedir que continues assim como está.

Espero que esteja melhor de saúde.

Cumprimentos.

Helga disse...

Oi oi,

Não desabilite os anônimos.. talvez não por enquanto. Pode moderar talvez, pra um controle de qualidade mínima.

Se há críticas também há elogios, os que você também só vê depois de um ano, quando os olhos já se 'acostumaram com a luz' local.

Alice Mânica disse...

Não desabilite, João!!! Please! Eu não comento muito, mas é bom saber que temos um espaço de interação. Como a Helga sugeriu, vc pode moderar os comentários, aí é um meio-termo na "censura", hehehehe! Beijos pra vc e Dona Neda e Guilherme!

Fernando Martins disse...

Cada post seu é um post realista, é uma visão que você tem no momento. No inicio, tudo pode parecer flores, mas o dia-a-dia sempre traduz a realidade, estes, textos muito bem feitos por vc!

Ex: eu acabei de sair de ferias percorrendo norte ao sul do chile, li muitas coisas boas e ruins sobre o trajeto... coube a mim discernir sobre o que vale a pena eu levar comigo, e mesmo as coisas ruins, ler e pensar se eu realmente estou com a ideia correta.

keep going e qualquer coisa, modere.