quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Blog muito interessante...

Por acaso encontrei um blog, já encerrado, de um sueco que viveu com a família em Cabo Verde de 2006 a 2008. É em inglês (ainda bem! Meu norueguês já é bem ruim... meu sueco então é inexistente), mas é muito boa leitura. É sempre interessante comparar as visões dos outros "expatriados" com as minhas... As críticas costumam ser as mesmas, mas as soluções são sempre diferentes :)

BTW, pra evitar confusões, eu uso muito os termos "expatriados" (expats, costumeiramente em inglês) e "exilados", entre outros, quase sempre entre aspas... Todos são referência à brincadeira corrente no MRE de se referir aos cônjuges como o "Sindicato das Vítimas do Serviço Exterior" e ao fato de estarmos sempre "servindo", em "missão", ou algo assim... e porque o fato gerador da mudança não é escolha pessoal, mas de trabalho, ordenada pelo Itamaraty. As expressões são ditas de forma jocosa, e usadas por quase todos serviços exteriores e pelo pessoal da ONU... Eu REALMENTE não via nada demais, até uma amiga caboverdiana me informar que achava minha alusão ao "exílio" ofensiva. Eu expliquei o sentido, e não planejo parar de usar... mas podendo evitar mal-entendidos, tanto melhor...

Um comentário:

Verônica disse...

Esse blog parece ser interessante. O problema é que está em inglês e estou com uma preguiçaaaa.
Sai desse corpo q não te pertence, preguiça.
bjs