segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Another Reading Update

Esse fim de semana li The Moment : 25 Years of Rock Photography escrito e fografado por Jill Furmanovsky... a Neda tinha esse livro escondido em casa e eu nunca tinha lido... fenomenal... a fotografa começou na Inglaterra do final dos anos 60, ainda estudante, uma coisa bem "Almost Famous" e trabalhou com TODOS os feras do rock inglês desde então... legal paca.

Outro legal que comecei a ler ontem foi O Traficante de Armas, escrito pelo Hugh Laurie (sim, ele mesmo, o Dr. Gregory House da televisão). Esse livro, bastante divertido por enquanto, inspirou 2 divagações minhas:

1. Quanto de um personagem está escrito no roteiro e quanto é o ator que contribui? Lendo o livro e vendo que o personagem central fala MUITO parecido com o House, eu acho que o Hugh Laurie tem uma parcela GRANDE na personalidade do personagem... Brilhante mesmo.

2. Tem duas escolas de tradução em Portugal... uma, aparentemente mais forte atualmente, tende a um português mais universal, e quase não se nota AONDE foi traduzido o livro, salvo em algumas expressões-chave. Nessa eu posso incluir os 2 livros do Arturo Pérez-Reverte que li esses dias, e autores como o de Equador e Codex 632 já escrevem assim... Por outro lado tem tradutores como o do livro do Hugh Laurie, que usam TODAS as expressões que só eles lá usam (uma que eu adoro é "Malta"... no Brasil seria "Turma" ou em inglês "Gang" ou "Crew"). Quem leu O Senhor dos Anéis na antiga versão portuguesa, antes de ser lançado no Brasil, sabe a porcaria que é isso... A gente se acostuma, mas não dá pra gostar.

Outra coisa engraçada é que aparentemente, na opinião dos portugueses, o maior papel no cinema do Sr. Laurie foi o de pai do Stuart Little...

2 comentários:

Houser disse...

Ei, eu acho a tradução do LOTR PERFEITA em português de Portugal - bem de acordo com a fala poposa de magos, elfos, hobbits e quetais. Tenho que ler esse livro do hugh laurie. Por sinal, começou a temporada de House! Como andam de internet doméstica por aí?

Helga disse...

A malta do bolinha?? :D heheheh