terça-feira, 25 de agosto de 2009

Depois os portugueses reclamam!

Olha, os portugueses são alvo de MUITAS acusações na África portuguesa, e a grande maioria é revanchismo ou simplesmente rejeição do colonizador... mas que o tratamento dispensado pros voos que chegam da África no aeroporto de Lisboa beira o abuso, beira!

DOIS guichês de imigração pra atender umas 200 pessoas, sem fila preferencial visivel, e mais de uma vez simplesmente interrompiam o atendimento pra passar portadores de passaportes europeus, que entravam, CLARO, em outra fila.

Depois de mais de meia hora na fila, e nenhum movimento significativo, eu aproveitei a passagem de um funcionário e perguntei sobre filas preferenciais pra quem está com crianças pequenas, ou, pra minha eterna vergonha, pra portadores de passaporte diplomático (foi o desespero, juro!). O rapaz imediatamente tirou a gente da fila, sob os olhares acusadores dos outros passageiros, e encaminhou pra um guichê separado, em outra área. Eu sinceramente não sei qual preferência o rapaz escolheu (desconfio que foi a da criança, que existe na Europa também), mas custava ter uma fila marcada pra isso? Precisa EXIGIR pra ter acesso?

Pior que os voos do Brasil não são muito melhores... mas pelo menos quando voltamos tinham 5 guichês em vez de só dois!

3 comentários:

Afonso Loureiro disse...

Não é só nos vôos de África que ficam apenas dois guichês abertos na área de "Todos os passaportes", mas, nos voos de países da CPLP, muitos são portadores de passaportes portugueses, pelo que podem ir directamente para a área de cidadãos europeus, onde há mais dois polícias de fronteiras e cinco estações de leitura de passaportes electrónicos.

Amílcar Tavares disse...

Já passei por esses guichês e saí de lá furioso! Por duas razões: o atendimento, de quase desdém -- impressão minha? -- e o esmiuchar, página por página, do passaporte.

João Marcelo disse...

Afonso, eu não sei nos voos que vc pega, mas nos que eu andei, da TAP e da TACV, uns 75% a 80% dos passageiros entra na fila "todos os passaportes". A questão é, custava colocar mais uns 2 ou 3 caras nos guichês?