terça-feira, 10 de março de 2009

Shows em Praia

Tem bastante show aqui em Praia, normalmente de artistas locais (que vivem aqui ou fora) ou de alguns artistas de segundo ou terceiro escalão de outros países (ei, Preta Gil esteve aqui!). Minha impressão é que os melhores shows "low key" por aqui são os que o pessoal do CEB (agora CCBCV) organiza, que apesar de não serem GRANDES nomes, nenhum Caetano ou Gil da vida, são artistas competentes, respeitados e com anos de estrada. Sem contar os grandes nomes locais, claro, que acabam se apresentando na assembleia nacional ou no ginásio desportivo.

Mas o que eu acho muito engraçado mesmo é que os artistas caboverdianos usam muito o fato de morar fora de Cabo Verde como "ISO 9001", como se viver fora do país atestasse sua qualidade e sucesso. Quer dizer, de repente o cara até faz sucesso, mas alguns tem maior cara de cantor de barzinho, sabe? Mas a propaganda, nos cartazes e nos rádios, sempre fala "Fulano de Tal, cantor caboverdianos que vive em ###, se apresenta...".

O mais recente, e que eu estou adorando os cartazes, é uma dupla... Gilyto e Rakel. Gilyto é um caboverdiano que vive em Portugal, e canta aqueles raps mela-cueca, românticos, e Rakel é uma loira portuguesa, "cantora e dançarina de ritmos africanos" (MEDO!), que no Ceará a gente chamaria de "gato véi".


Eu adoro a promoção do show, especialmente a parte que falam dele, porque no rádio é tipo "Pedro (eu acho que é Pedro, pode ser outro nome) Semedo, também conhecido como Gilyto (acho que é porque ele é primo de um outro cantor local, Gil Semedo, mais antigo e tradicional) ou Mr. Entretainer, bla, bla, bla...". Você fica esperando o cara da rádio revelar as outras alcunhas do garoto, tipo Pedrão Pé-de-Mesa, ou Pedrinho Boca-de-Caçapa, ou algo assim...

3 comentários:

Helga disse...

Tenta gravar aí pra publicar! :D Seria interessante ouvir um trecho da rádio CV.

Fernando Martins disse...

Praticamente o grammy africano...
=D

Boa Sorte pra nós nas provas ae!
Abs

Anônimo disse...

E show do Calcinha Preta? E do Calypso?