quarta-feira, 29 de julho de 2009

It's alive!!!!

Bom, post curto pra comunicar minha sobrevivência...

A cirurgia foi de emergência (Eu falei que 20% de chance de estourar em 3 meses era muito!), mas correu tudo perfeitamente, e apesar de eu ter entrado no hospital com dores ferrada (depois escrevo sobre isso...) tô me recuperando muito bem,,, Apesar do meu apêndice ser imenso (tipo muito acima da media mesmo... perguntem pra Neda... o apêndice de vocês tremeria nas bases se comparado ao meu...), foram só 3 incisões e 6 pontos...

Agora deixa ir, que ficar muito tempo no computador ainda incomoda...

I'll be back,,.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Seu João foi operado

João Marcelo é um homem de sorte, na quarta passada houve uma ameaça, ele sentiu algumas dores, tomou antibiotico e antiinflamatório (conforme orientação do médico) e conseguimos chegar em Fortaleza com tranquilidade. Ontem de manhã as dores voltaram e aumentaram com rapidez, antes do meio dia ele foi internado e a cirurgia marcada para as 19:00, mas só aconteceu mesmo as 20:45. Foi tudo muito rápido e em menos de uma hora ele voltou para o quarto, ainda meio perdido por conta da anestesia fez um pedido de sorvete 5 bolas de sapoti, 5 de maracuja e 2 de tangerina.
Hoje, depois do almoço, ele vem para casa. Laparoscopia tem dessas coisas.
Já, já, ele vem aqui e conta pessoalmente a experiência.
NEDA

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Visita do Chefe...

Gato escaldado tem medo de água...

Meses antes da visita, as reservas estavam feitas. Mas os amigos do Praiamar conseguem nos dar sustos... uns 15 dias antes a gente liga pra confirmar, mas eles querem exigir 50% do valor de toas as diarias adiantados! Eu reclamo, dizendo que mais da metade das reservas nem era pra comitiva do ministro, mas sim pra o pessoal da Marinha e do MRE que estava vindo a parte. Depois de muito bate-boca, eles aceitam o pagamento a posteriori (como todo pagamento de hotel no mundo!).

Uma semana antes, eu mando os nomes dos hospedes, e retiro um nome que desistiu... Recebo de volta um fax avisando que aceitam a mudança, mas que a partir de agora qualquer cancelamento seria cobrado como se fosse "no-show". Eu, do topo da minha paciência, decido ignorar.

48hs antes da chegada do pessoal, ligam avisando que duas pessoas tiveram de cancelar, e uma foi substituida. Isso na sexta a noite! E eu lembrei da "ameaça" do hotel! Mas fui lá, pessoalmente, com o Gui dormindo no carro, e fiz as mudanças diretamente com o pessoal do balcão.

A chegada foi antecipada em uma hora, então eu e o Fabricio chegamos 9hs da manhã pra instalar tudo, e depois de muita correria, saimos de lá quase 2 da tarde. O ministro chegava as 4hs!

Mas deu tudo certinho... quartos limpos e gelados, computadores funcionando, rede wireless do hotel funcionando (mal, mas funcionando... supresa foi ligar pra reclamar e a moça mandar um "é que pega mal nos quartos mesmo"! Então tem pra que?).

Missão cumprida, por enquanto... a festa só acaba dai a 3 dias, quando o chefe vai embora!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Murphy explica...

Eu acredito em duas leis universais... Karma e Murphy...

De maneira geral, meu karma é bom, o que colabora pra me manter longe das garras de Murphy...

Mas nada dura pra sempre...

Acabei de pegar meu carro do conserto... desde sábado ele estava estranho, morrendo sem explicação. Murphy na cabeça!

Mas ai entrou o Karma em ação, e o conserto me custou só 33 euros, incluindo troca de óleo e carga do ar condicionado... not bad!

terça-feira, 21 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu odeio visitas oficiais...

A última foi PUNK... e foram só doze horas... dessa vez são 3 dias...

Tem uma semana que a gente trabalha quase que exclusivamente com essa visita em mente, e nem precisa dizer que com o desfalque da Ariane tem MUITO trabalho, né?

Anyway, o atendimento no hotel não melhorou, e vou ter de trabalhar o domingo quase todo pra colocar tudo em ordem pra chegada do chefe...

MAS pelo menos tive aumento!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Anabela!

Quem escutar isso e conseguir não rir, não tem jesus no coração!



E depois reclamam das piadas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O inglês conseguiu ir embora!

O Graham, cuja história postei semana passada, conseguiu enfim deixar Cabo Verde no fim de semana... e pros críticos, ele e a equipe do documentário ainda estão tentando levar de volta o barco que o trouxe pra Cabo Verde, para devolver aos senegaleses... ele tentou levar pelo menos o motor, mas a polícia de fronteira negou...

Pelas informações que tive, pelos jornais, devem afundar o barco... Mas duvido que o motor e o GPS vão ter o mesmo destino...

Pezinho de luto...

Ronaldo, estamos com você!

Força!

sábado, 11 de julho de 2009

O paciente perfeito...

Esse fim de semana nós vamos ter uma despedida e dois aniversários na casa da embaixadora... um dos aniversários é meu, mas o resto é tudo da Ariane, que está de partida pra Bélgica...

Sim, a gente faz aniversário no mesmo dia, e somos ambos de 78. Não, eu não tinha a menor ideia disso antes de estar de viagem marcada pra Cabo Verde :)

Tudo promete ser muito legal, churrasco, bolo, amigos, etc, mas a única coisa que já está me enchendo o saco é que, em qualquer evento social, TODO MUNDO começa a me dar conselhos sobre a tal operação, e a opinião geral é: "se eu fosse você, já tinha ido pro Brasil".

Eu entendo que o pessoal se preocupa, mas eu sou filho de médico, criado no meio de médicos. Se tem algo que me custa fazer é desobedecer a indicação de um médico. Seja ele brasileiro, caboverdiano ou egípcio. E os médicos disseram "ESPERE". Eu entendo que se meu apendice estourar aqui eu me ferro, mas ir pro Brasil esperar pra operar ia me deixar doido, sem ter o que fazer, sem trabalhar...

Sim, eu sou um pouquinho workaholic...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Happy New Cat!

Outro dia começou uma miadeira incessante lá no prédio... chata mesmo, mas rapidamente a Neda descobriu que a vizinha de baixo tinha arrumado um gatinho...

Show, eu adoro gatos! Mas a Neda cismou que o gato, pelo miado, era novinho demais... não ia vingar...

Pra tirar a dúvida, fomos visitar o recém-chegado, e como toda boa visita de bebê, levamos presentes... Um saco de areia de gatos, e umas bolinhas com sinos, que compramos pros nossos gordos se exercitarem, mas eles nunca nem olharam pra elas (talvez se a gente cobrisse de presunto!).

Anyway, lá fomos nós, com Guilherme a tiracolo... só estava em casa a empregada, mostramos os presentes, explicamos a areia, Gui brincou com o gatinho (que era gatinha, e minuscula mesmo) e fomos embora.

Quase uma semana depois, cruzamos com a dona da casa. A Suzana, uma portuguesa muito gente boa. A gente tinha até estranhado ela nunca ter nem ligado pra agradecer, mas até tinhamos esquecido já... mas aproveitamos pra perguntar da gata. Papo vai, papo vem, eu pergunto: "gostaram dos presentes"?

Ela: (Cara de espanto) Que presentes?
Nós: As bolinhas com sino, e a areia?
Ela: Mas a empregada não disse nada, disse que foi ela que já tinha arrumado!
Todos: KKKKKKKKKKKKKKKKKK!

E pra piorar, a criatura tinha se apropriado da tampa da caixa do Monopoly pra encher de areia!

Eu não levei a mal, não dou presente pra ganhar crédito com ninguem, mas fiquei chocado com o "esquecimento" da moça, e da rapidez com que ela aceitou os elogios pela "iniciativa".

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais uma da TACV...

Parece que eu pego no pé... mas não é só comigo...

Ontem eu fui pegar um casal de amigos no aeroporto... o voo deles tava previsto pras 9 da manhã, mas eu que não sou mané nem nada, liguei antes pra ter certeza. SEM PREVISÃO.

Enfim, eles chegaram as 22:30h... Obviamente, eu perguntei qual tinha sido o problema. Eles disseram que o voo tinha sido adiado por condições climáticas. Ai eu pergunto:

Eu: Putz, estava chovendo? Mas tá no maior verão nos EUA (eles estavam chegando de Boston).
Eles: Não, disseram que o problema do clima era aqui em CV mesmo...
Eu: Mas o dia ontem foi perfeito! Sol e calor, e eu vi vários voos pousando...
Eles: Pois é... a gente acha que a desculpa era pra não pagar hotel pros passageiros!

Tipo, isso do hotel é clássico! Quando abandonaram a gente na ilha do Fogo, a gente teve de se virar... mandamos carta pedindo ressarcimento do hotel, mas foi sumariamente ignorada.

A filha da minha chefe foi pra Londres com eles, quase 2 anos atrás, quando tinha voo... entre a chegada dela e a volta, a TACV CANCELOU o voo, e simplesmente abandonou a menina lá, sem avisar ninguem... ela só descobriu quando chegou no aeroporto. Dois dias num hotel, enquanto arrumavam outro voo pra ela, via TAP, e até hoje eles esperam o reembolso das despesas (pior que nesse caso admitem a divida, mas não pagam!).

E agora essa do Nivon e da Tatiana.

O clima aqui estava bom, o de Boston também, alguem imagina qual terá sido o motivo desse atraso? Porque uma tempestade na rota sempre pode ser contornada, existem alternativas, nunca vi voos entre Fortaleza e Brasilia serem cancelados porque está chovendo em Recife. Ou será que tinha algum VIP em Boston que ia perder o voo, e mandaram segurar, ferrando todos os outros pobres coitados que estavam lá na hora?

If the building is rocking...

Semana passada eu tive uma insônia danada, e acabei indo pra sala pra ler um pouco...

Imaginem minha surpresa quando começo a ouvir uns ruidos MUITO suspeitos, e fui pra varanda pra saber de onde vinha... Putz, parecia que vinha da minha varanda mesmo! Bom, não descobri, mas alguem nesse condomínio estava mandando ver BEM, tipo BEM ALTO, umas 3 sem tirar de dentro!

A Adriana me contou que já tinha reparado nisso, e que era um dos caras do meu bloco, que mora só e traz "amigas" pra passar a noite...

Nada contra, eu mesmo aprecio o esporte, mas custava fechar a janela? Eu não precisava saber quando meus vizinhos estão "em ação"!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pobre mané inocente!

Por inocente leiam "sem noção". Eu descobri o caso só semana passada, mas aparentemente tem mais de um mês que está rolando...

Eu me lembro de ter lido mais ou menos nessa época, ai pelo início de junho, essa história, de que um traficante de pessoas irlandês teria tentado entrar em Cabo Verde com um barco cheio de pessoas de várias nações africanas, sendo ele o único europeu no barco.

Eu lembro que estranhei... putz, um europeu fazendo o trabalho sujo? Num barco caindo aos pedaços?

Anyway, logo depois surgiu na imprensa (logo depois em termos, quase uma semana depois), que o tal traficante era na verdade um cineasta inglês, chamado Graham Hughes, que estava fazendo um documentário pra o Lonely Planet e pra National Geographic, além de arrecadar fundos pra WaterAid, e o objetivo da viagem era percorrer todos os países membros da ONU (192 no total) em menos de um ano, sem usar avião ou dirigir. E as pessoas de "várias nacionalidades" eram os 10 marujos senegales do barco que ele contratou pra traze-lo pra CV, onde ele planejava pegar o visto, tirar fotos no porto, voltar pro barco e retornar ao continente pra continuar a viagem.

Acabou ficando 6 dias preso em CV, sendo quatro incomunicável!

Links pra matérias sobre o caso AQUI, AQUI e AQUI. O meu favorito foi essa coluna AQUI, completamente desinformada sobre o caso. É legal ler os comentários nas matérias e ver a reação dos caboverdianos ao caso... Acho que não é divulgado aqui que todos os guias de viagem e as próprias representações de Cabo Verde recomendam como mais fácil e perfeitamente legal conseguir o visto na fronteira. O inglês vacilou FEIO, mas a polícia pegou MUITO mal...

Anyway, eu achava que o caso estava resolvido, mas ao ler o blog do cara (engraçadissimo, por sinal), descobri que ele AINDA está em Cabo Verde, a mais de um mês, porque não consegue transporte pra sair! Lembrando que ele não pode, nos termos do projeto dele, viajar de avião. E pra dificultar tudo, o cara é bonzinho demais, e está determinado a levar de volta o barco dos senegaleses que o trouxeram pra cá, porque os caras dependem dele pra sobreviver!

Fiquei com pena, e acabei mandando um email desejando boa sorte e oferecendo uma ajuda, se precisasse... Bom, acabou precisando e eu estou dando uma mão traduzindo uns contatos dele enquanto ele tenta sair do país. Pra uma nação insular, é quase impossível achar um barco por aqui!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Segurança demais?

Ok, eu morava em Brasília...

Algumas vezes, raras, na verdade, eu tive o desprazer de presenciar a movimentação do Lula de carro pela cidade... e nem foi tão ruim! É uma comitiva, com batedores, mas eles simplesmente mantem um lado da rua livre, e respeitam os limites de velocidade e tudo mais... No máximo, fazem um ou outro carro sair do caminho...

Mas aqui em Praia eu acho que não tem UMA semana que eu não cruze na rua pelo menos uma vez com a comitiva do presidente ou do primeiro ministro (eu realmente não sei qual é, ou se são os dois), e o negócio é bem chato...

Pelo menos são pequenas, normalmente uma ou duas motos, o carro da autoridade em questão, e uma SUV seguindo... mas TODAS as vezes eles estão em alta velocidade, com sirenes a toda e INSISTEM que eu não só libere um lado da via (o que é razoavel), mas que eu PARE o carro no acostamento (o que não é!). Tipo, "sai do meio e espera a gente passar"! Já tomei uma fechada da tal caminhonete, numa via mais estreita, porque eles vinham a toda e eu não tinha pra onde ir!

Na boa, eu estou por fora de algo aqui? Tem alguem querendo fazer um golpe de estado, ou matar as lideranças? Pra que tudo isso?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

No more Warhammer for me!

Hoje vai embora de Cabo Verde o Andrew... O Andrew é o americano do Peace Corps que jogava warhammer comigo (vide aqui e aqui), e os dois anos do programa dele acabaram...

Primeiro deixa dizer que eu vou sentir falta do cara... é dificil morar aqui sem ter muito o que fazer, e pelo menos quando o Andrew vinha jogar eu tinha diversão garantida pelo fim de semana e eu e a Neda ainda praticavamos o inglês (porque o português do cara é bem básico, e mais puxado pro crioulo).

E segundo, deixo aqui minha admiração pelos malucos do Peace Corps! Os caras largam tudo nos EUA pra passar dois anos na África (Cabo Verde é moleza, tem gente lá nas Guinés e outros lugares piores!) e tentar ajudar desconhecidos. Tudo maluco!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Férias pro Dr. Gui (ou O Estevão estava certo!)

Depois da viagem e do meu pai ir embora, o Gui estava cada vez mais dificil de ir pra escola pela manhã...

A verdade é que já a algum tempo nós estavamos insatisfeitos com a escola do moleque, o espaço destinado às crianças menores era inadequado, mal equipado, quente demais (o que normalmente não é tão ruim, mas atualmente, no ápice do verão, é quase insuportável!) e barulhento demais (todas as outras crianças descem pra mesma área quando são liberadas das aulas, e elas GRITAM! Me pergunto se consigo inscrever o Gui numa escola para mudos...).

Mas eu gosto das professoras... elas são educadas e simpáticas. Infelizmente elas não tem o preparo necessário, e eu perdi a conta das vezes em que o Gui chegou em casa sujo (porque não limparam direito), molhado (porque não se tocaram que ele precisava fazer xixi) ou com pequenos machucados e mordidinhas (porque deve rolar um clube da luta naquela sala... sério!). Nada alarmante, mas que vai somando para o descontentamento.

Pra piorar, o menino nunca se adaptou de verdade... ele ficava, na maioria dos dias, sem maiores problemas... mas qualquer viagem ou pausa na escola nos trazia de volta a estaca zero, e era aquela choradeira pra acostumar de novo.

Enfim, cansamos... procuramos informações sobre as outras escolas e as mais recomendadas foram o Les Elisees (escola francesa) e o Miraflores (escola de freiras). Além de ser a escola dos "ricos" daqui, o Les Elisees é francófono, e como nós não somos, preferimos evitar, pra não confundir mais a cabeça do Gui. Além disso, a estrutura do Miraflores é MUITO melhor... é um colégio imenso, arejado, lembra os bons colégios religiosos no Brasil... As professoras me passaram uma vibe legal, todos foram bastante simpáticos, e acredite se quiser, a diferença de preço é coisa de 20 euros...

Então, a partir de setembro, o dr. Gui vai para o Miraflores... é mais longe, é mais caro, mas PARECE ser mais profissional... vamos ver no que dá :)