quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pobre mané inocente!

Por inocente leiam "sem noção". Eu descobri o caso só semana passada, mas aparentemente tem mais de um mês que está rolando...

Eu me lembro de ter lido mais ou menos nessa época, ai pelo início de junho, essa história, de que um traficante de pessoas irlandês teria tentado entrar em Cabo Verde com um barco cheio de pessoas de várias nações africanas, sendo ele o único europeu no barco.

Eu lembro que estranhei... putz, um europeu fazendo o trabalho sujo? Num barco caindo aos pedaços?

Anyway, logo depois surgiu na imprensa (logo depois em termos, quase uma semana depois), que o tal traficante era na verdade um cineasta inglês, chamado Graham Hughes, que estava fazendo um documentário pra o Lonely Planet e pra National Geographic, além de arrecadar fundos pra WaterAid, e o objetivo da viagem era percorrer todos os países membros da ONU (192 no total) em menos de um ano, sem usar avião ou dirigir. E as pessoas de "várias nacionalidades" eram os 10 marujos senegales do barco que ele contratou pra traze-lo pra CV, onde ele planejava pegar o visto, tirar fotos no porto, voltar pro barco e retornar ao continente pra continuar a viagem.

Acabou ficando 6 dias preso em CV, sendo quatro incomunicável!

Links pra matérias sobre o caso AQUI, AQUI e AQUI. O meu favorito foi essa coluna AQUI, completamente desinformada sobre o caso. É legal ler os comentários nas matérias e ver a reação dos caboverdianos ao caso... Acho que não é divulgado aqui que todos os guias de viagem e as próprias representações de Cabo Verde recomendam como mais fácil e perfeitamente legal conseguir o visto na fronteira. O inglês vacilou FEIO, mas a polícia pegou MUITO mal...

Anyway, eu achava que o caso estava resolvido, mas ao ler o blog do cara (engraçadissimo, por sinal), descobri que ele AINDA está em Cabo Verde, a mais de um mês, porque não consegue transporte pra sair! Lembrando que ele não pode, nos termos do projeto dele, viajar de avião. E pra dificultar tudo, o cara é bonzinho demais, e está determinado a levar de volta o barco dos senegaleses que o trouxeram pra cá, porque os caras dependem dele pra sobreviver!

Fiquei com pena, e acabei mandando um email desejando boa sorte e oferecendo uma ajuda, se precisasse... Bom, acabou precisando e eu estou dando uma mão traduzindo uns contatos dele enquanto ele tenta sair do país. Pra uma nação insular, é quase impossível achar um barco por aqui!

3 comentários:

Helga disse...

Pobre gringo rico.

Carla disse...

Olha como a Helga disse Pobre gringo rico realmente. então achas normal alguém meter-se numa piroga (esse é o nome da embarcação) caindo aos pedaços e tentar entrar num país estrangeiro dizendo que vai ajudar.....
primeiro, a poroga, pelas leis internacionais, não pode atravessar o oceano. é arriscado demais. ele podia ter morrido ( como morrem centenas ao logno do ano fazendo essa travessia), matado os dez coitados.
quando se diz que é mais fácil entrar e pegar visto na fronteira sim, É MAIS fÁCIL ( FRONTEIRA QUER DIZER, CHEGAR AO AEROPORTO NUM AVIÃO OU CHEGAR NO PORTO NUM BARCO DEVIDAMENTE AUTORIZADO COM BANDEIRA E DOCUMENTOS DE ONDE VEM E QUEM TRAZ, ISSO É FROTEIRA LEGALMENTE FALANDO. CHEGAR NUMA PRAIA COMO UM NAUFRAGO SEM DOCUMENTOS E COM MAIS DEZ DIZENDO QUE QUER VISTO É ABSRUDO!)
acho que esse gajo é um tremendo irresponsável, que colocou a vida dos outros africanos em riscos e que devia seguir para casa calado, sem mais palhaçarias.

agora, eu quero ver, eu africana, negra e pobre pegar uma piroga, chegar á Inglaterra E PEDIR para entrar dizendo que quero ajudar os meninos pobres de Cabo Verde.....
ah, outra coisa. ele diz que vai para a Coreia, Irão, Birmânia, eu quero só ver como ele vai fazer para entrar lá, se vai ser de piroga (lembra dos 14 anos de trabalhos forçado para as amercanas por entrada ilegal?).
só porque somos pobres e ele é de um país rico, ele pode passar por cima das leis.

ME POUPEM

João Marcelo disse...

Carla, como eu disse no texto, o cara vacilou feio... mas o que todas as reportagens sobre o caso parecem esquecer é que Cabo Verde aceita que se pegue o visto na fronteira. Você ia ser mandada de volta da Inglaterra porque o Reino Unido não permite que se tire visto ao entrar no país. Vários países africanos, por não ter como manter muitas embaixadas fora, aceitam. O mané, apesar da absurda presunção que ia dar certo essa aventura, tinha os documentos de viagem necessários (dele, isto é). A parte do risco da travessia, eu concordo 100% com você, mas foi escolha dele e dos pescadores que toparam a viagem. Mas a ação da polícia de CV também não foi correta, tanto que o tribunal rapidamente soltou o pessoal.