terça-feira, 21 de abril de 2009

Música de Cabo Verde!

Finalmente eu descobri onde tem rádios online aqui... no local mais óbvio e onde eu deveria ter olhado primeiro... no SAPO!

Anyway, aqui vai um link direto pras rádios de Cabo Verde.

Eu escuto a Praia FM no carro, porque tem um mínimo de noticias e as músicas mais atuais... se você conseguir ouvir o "Top 7" diário, que ai no Brasil deve passar por volta das 10 da manhã, com sorte vão escutar "Sukus", "No more trouble", "Cant stay without U" e "Ilusão da Imigração". Fora "Sukus", que é um funaná bem rápido, os outros são Hip Hop ou Rap mela-cueca, muito apreciados pela juventude local...

Com MUITA sorte você vai conseguir escutar "A Outra", uma música mais lenta, que eu não me arriscaria a dizer o estilo, mas que chamou minha atenção porque é uma música de mulher, contando uma historia de uma amante, nas palavras dela, mas cantada por um HOMEM! O que parece um tremendo engano na hora de escolher música de trabalho... Ou isso ou o cantor conseguiu emplacar a primeira música 100% gay numa rádio africana, e ninguem se tocou (porque você pode sim entender por esse lado, ainda que seja estranho... o cara é casado, mas tem um amante, a "outra" do título). MEDO!

UPDATE:
Uma leitora postou um comentário informando que essa música, "A Outra" é ANGOLANA, não caboverdiana. Composta e cantada por Matias Damasio. Continua sendo a música mais abertamente gay que eu já escutei... Mas recomendo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi

sou seguidora do seu blog, e devo dizer gosto muito.

gostaria de dizer que a musica a Outra nao e caboverdiana e sim Angolana. do cantor e compositor Matias Damasio, se tiver opurtunidade ouca o disco, vale a pena

João Marcelo disse...

MUITO obrigado por essa explicação! Mas como se explica ele cantar uma musica que, no meu ouvido, seria para uma CANTORA? A hipotese que eu levantei é correta?

Anônimo disse...

Sou eu de novo.

Nao ele nao e gay, de uma forma geral faz sentido que fosse uma mulher a cantar essa musica. ele e um dos compositores mais populares no momento, quase todos os interpretes Angolanos cantam pelo menos uma musica de Damasio. segundo uma pequena pesquisa que fiz (nao oficial claro) fui informada que ele fez esta musica para uma cantora, mas na altura da edicao do seu disco a musica era tao popular que ele resolveu incluir.

se pusermos em contexto, estou a falar de um pais que esteve em guerra durante 25, a relacao de homens e mulheres e de 1 homem para 7 a 14 mulheres dependendo da regiao, eu acho a letra dessa musica lindissima e infelizmente e bastante comum a realidade "da outra" em Angola

João Marcelo disse...

Mais uma vez, valeu :) Também acho a musica muito bonita, e interessante demais... Mas causa tanta estranheza a voz de um homem cantando!

Unknown disse...

Este Marias Damásio é um dos melhores escritores (se não o melhor) desta nova geração, a 'pós' Paulo Flores.

Tem uma outra, 'é o fim'(?), lindissima, nem brasileiro escrevia melhor (e, em termos gerais, Brasileiro escreve muito bem sobre sentimentos).

Recomenda-se a compra de um CD, mesmo que pirata, por algum amigo aqui em Angola

Anônimo disse...

E se fosse gay? WHO CARES?

João Marcelo disse...

Nobody, really... Mas ouvir ëu sou a outra"na voz de um homem ainda é estranho, ainda mais na África, que é o lugar mais homofóbico que eu conheço.