sábado, 21 de fevereiro de 2009

Atendimento ao Consumidor...

Normalmente eu não sou o último cara a deixar a Embaixada, mas desde que comecei a fazer a comunicação, tá dificil sair mais cedo, então acabo ficando pelo menos uns 10 minutos além, pra fechar tudo...

Anyway, nessa sexta-feira eu estava fechando a porta da sala de comunicação, feliz da vida porque tava saindo cedo, quando toca o telefone... atendo, e a telefonista me diz que é uma brasileira, identifica a criatura, e me passa a ligação...

Essa senhora começa logo se apresentando pelo cargo que ocupa, aqui em Cabo Verde, e começa a me pedir pra dar uma olhada na questão de uma conhecida dela, que estaria com o visto em análise e precisava receber o visto para viajar na quarta-feira. (na quarta de carnaval, aqui estaremos fechados, mas por uma estranhice local, trabalhamos na segunda normalmente). Aparentemente faltaram documentos e o último documento solicitado estaria chegando por fax... realmente, uns 10 minutos antes, tinha chegado, ilegível, e eu avisei que precisaria mandar de novo, mas que segunda-feira seria complicado, por conta do carnaval... ou seja, sem garantias, quem mandou comprar passagem sem visto? Uns 10 minutos depois, após falar sobre como a moça em questão era uma pessoa integra e o caramba, e como ela era amiga do ex-embaixador, a pessoa fraqueja por um segundo e eu consigo despachar... UFA!

Nada me deixa mais puto do que essa atitude "eu conheço todo mundo, então pode ignorar as regras no meu caso, né?"

Uns 20 minutos depois, tudo apagado, prédio vazio, estou NA PORTA e ligam... eu SEI que nem devia atender, mas vai que era uma emergência? Atendo, e uma moça, obviamente caboverdiana, diz simplesmente "estou mandando um fax prai". Eu aviso que está tudo fechado, e que só será processado segunda... ela não entende bem, e eu explico de novo... E desligo...

ASSIM que encosto a mão na porta, toca de novo o telefone... e eu atendo de novo! Um rapaz, brasileiro, se identifica como representante de uma faculdade brasileira, e diz que a moça que acabara de ligar era aluna lá... Eu explico de novo que já fechou, e que pode mandar o fax, mas agora só segunda...

E o cara diz: Mas você desligou na cara da moça e nem deu o sinal!

Eu, no telefone do lado da porta, PABX, que NÃO tem fax, respiro antes de responder e dou o número do fax...

E depois reclamam do atendimento nas repartições consulares brasileiras! Uma pessoa menos equilibrada teria mandado todo mundo pra #@%&*@$!

4 comentários:

Helga disse...

E por isso que quando eu for pra CV eu não falarei com ninguém mais nem menos que o João. :D Que é pro negócio agilizar. Só compro a passagem.

Teu erro claramente foi ter atendido a ligação. Se tivesse secretária eletrônica você começava a ouvir o recado (lembrando, isso DEPOIS de terminado o expediente, hein!) e se fosse alguém gritando desesperado blz..

Ei, você podia ter "fingido" ser uma dessas pessoas que mandam os outros praquele lugar pra poder agir assim, heheheh. Aí no dia que alguém reclamasse você diria "é, aquela pessoa já estava saindo daqui também, não deu certo com o lugar, dizia que aqui as pessoas eram muito enroladas".

MCTS disse...

bem na verdade vc não estava lá! afinal seu horário ja tinha acabado! pelo menos tinha menos pepino pra eu resolver quando o telefone tocava nos dias de esticada no escritorio..saia correndo como se tivesse visto o diabo rss
ps: sem peso na consciencia ;)

Anônimo disse...

Sorte sua ser funcionário público. Vai ter essa postura no setor privado pra ver o que é bom pra tosse.

João Marcelo disse...

No setor privado teriam me deixado na espera por uns 20 a 30 minutos, escutando musiquinhas e gravações de como minha ligação é importante pra eles, até que finalmente a ligação caisse e quando eu ligasse de novo, entrasse direto na gravação de "nosso horario de atendimento é de X a Y". Eu já fui vitima dessas palhaçadas N vezes e sei como é... Felizmente para meus "clientes", EU atendo o telefone, mesmo fora do horario, e tento ajudar, apesar da "joão-sem-bracisse" deles. Mas se você quiser eventualmente ligar e ser mandado pra #¨%@#@¨#@, basta se identificar, beleza?