quinta-feira, 30 de abril de 2009

Hell Week!

Essa semana foi o meu batismo de fogo no setor consular... primeira semana em que a Ariane não deixou boa parte das coisas prontas pra mim... E foi FOGO... mas estou aprendendo :)

Eu gostei do setor... tem trato direto com o público, mexe menos com grana e dá menos dor de cabeça que a contabilidade. Bom, em termos... dá bastante dor de cabeça, e muito bate-boca também. O Brandão, que trabalha comigo, quase apanhou de uma senhora na segunda-feira, e TODO DIA aparece alguem que é especial demais pra esperar como todos os demais, ou que tem mais pressa que todos, ou é mais ocupado do que todos, e pede que se abra exceção...

Mas a gente tá conseguindo levar... Semana que vem vai complicar porque a Adriana viajou, então é mais trabalho pra menos gente... mas daremos conta :)

domingo, 26 de abril de 2009

A melhor notícia de todos os tempos da última semana!

Ontem estávamos no cassino do Ricardo, jogando uma animada partida de Fase 10 (um jogo de baralho FENOMENAL) e comentando as mudanças recentes de categorias de postos do MRE...

Falavamos como era curioso Buenos Aires ser um posto A, apesar de não ser no primeiro mundo, e que fazia sentido Wellington, na Nova Zelândia, ter virado posto B, mas que Tóquio ia sofrer por ter recebido essa mesma classificação... Papo vai, papo vem, eu comentei que estava chateado porque tinham mudado Mendoza de C pra B, o que me custaria alguns benefícios que eu já dava como certos.

Sônia e a embaixadora me olham, sorrindo, e dizem que o que vale pro servidor é a classificação do posto NO ATO DA REMOÇÃO. Advinha, minha remoção foi publicada em julho de 2008, quando Mendoza era C. Logo, PRA MIM, Mendoza ainda é C, e quando eu for pra lá, terei direito as mesmas vantagens.

Claro que se vacilar o MRE vai tentar esquecer isso... MAS basta brigar, que é direito certo.

Fiquei feliz!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Otário

Deve ser a minha cara... ou isso ou de desesperado...

Porque toda vez que eu vou no Mercado Municipal do Plateau eu sou vítima das mulheres que trabalham lá....

Eu detesto fazer compras... sempre detestei... e ter de pechinchar, regatear, negociar NÃO me agrada. Quer dizer, até agrada, se eu conheço as regras... mas aqui eu não conheço ainda!

Logo ao entrar eu sou cercado por várias vendedoras, oferecendo de tudo... Melancia, bananas, morangos, verduras, etc...

Minha missão era morangos e bananas... mas a mini-melância tava tão bonitinha que eu não resisti... comprei uma também...

A mulher me diz que custariam 25o escudos os morangos, uns 300 gramas... caro, mas justo, creio eu... A melância que devia pesar menos de meio quilo, com o quilo custando 200 escudos, saiu por 130(!). Mas eu não me toquei do peso até em casa... E as bananas, um cacho com 14, custaram 250 escudos. Bom... 250 dividido por 14 dá quase 18 escudos por banana... Justo? Não sei!

Na hora do troco, eu entrego 700 escudos... uma vendedora olha pra outra, e finge que não tá me vendo! Eu cobro meu troco. 70 escudos são quase 2 reais! A tiazinha diz que é pelo saco plastico... Eu quase joguei o saco na cara dela, mas sai de lá com meus 70 escudos!

Chegando em casa, a curiosidade maldita me obriga a perguntar:

Eu: Carla, quanto custa uma banana?
Carla: Como assim?
Eu: Uma banana só!
Carla (com cara de quem está pensando na resposta certa, pra proteger os conterrâneos): Não entendo.
Eu: Digamos que eu quisesse comprar UMA banana, pra comer na rua, quanto sairia?
Carla (já meio rindo): Uns 10 escudos...
Eu: FILHAS DA PUTA!

E a Carla, só rindo!

Definitivamente... é de otário mesmo...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Superpoderes

Todos diziam que superpoderes no mundo real eram impossiveis... o Cristian até postou o link para um artigo sobre isso no blog dele...

É mentira! Eles só não conheciam a comunidade diplomática de Cabo Verde!

Saca a carteirinha!

O texto, que ficou bem ruinzinho na foto, diz o seguinte:

"Pede-se às autoridades que civis e militares que prestem ao titular do presente cartão de identidade todo o auxilio e proteção de que careça e lhe concedam todas as facilidades que lhes forem requeridas e compatíveis com seu estatuto.

O portador goza de imunidade diplomática, não podendo, nos termos da lei, ser preso ou detido. As autoridades nacionais devem trata-lo com o devido respeito e adotar todas as medidas adequadas para impedir qualquer ofensa à sua pessoa, liberdade ou dignidade."

Minha chefe chama de "license to kill"... Eu chamo de "license to teabag the president and THEN kill him"!

Porque abuso pouco é bobagem!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Música de Cabo Verde!

Finalmente eu descobri onde tem rádios online aqui... no local mais óbvio e onde eu deveria ter olhado primeiro... no SAPO!

Anyway, aqui vai um link direto pras rádios de Cabo Verde.

Eu escuto a Praia FM no carro, porque tem um mínimo de noticias e as músicas mais atuais... se você conseguir ouvir o "Top 7" diário, que ai no Brasil deve passar por volta das 10 da manhã, com sorte vão escutar "Sukus", "No more trouble", "Cant stay without U" e "Ilusão da Imigração". Fora "Sukus", que é um funaná bem rápido, os outros são Hip Hop ou Rap mela-cueca, muito apreciados pela juventude local...

Com MUITA sorte você vai conseguir escutar "A Outra", uma música mais lenta, que eu não me arriscaria a dizer o estilo, mas que chamou minha atenção porque é uma música de mulher, contando uma historia de uma amante, nas palavras dela, mas cantada por um HOMEM! O que parece um tremendo engano na hora de escolher música de trabalho... Ou isso ou o cantor conseguiu emplacar a primeira música 100% gay numa rádio africana, e ninguem se tocou (porque você pode sim entender por esse lado, ainda que seja estranho... o cara é casado, mas tem um amante, a "outra" do título). MEDO!

UPDATE:
Uma leitora postou um comentário informando que essa música, "A Outra" é ANGOLANA, não caboverdiana. Composta e cantada por Matias Damasio. Continua sendo a música mais abertamente gay que eu já escutei... Mas recomendo!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais uma da TACV

Ontem chegava mais uma missão do Brasil (e juntos vinham Sônia e Ricardo)... como não era o "chefe", não precisava de muita pompa e circunstância, e eu fui esperar no hotel...

O voo chegava às 19hs... 19:40h e NADA... Liga a embaixadora:

Emb: Bad News... o voo pousou no Sal (ilha do Sal)
Eu: Hein?
Emb: O avião teve problemas e tiveram de pousar lá...
Eu: E a sra. teve mais noticias? O pessoal ainda vem hoje?
Emb: Ninguem sabe dizer... você pode dar uma pesquisada?
Eu: Pode deixar...

Liguei pra pelo menos 3 telefones da TACV antes de conseguir o telefone do escritório no Sal... "sem previsões, liga daqui a uma hora".

Fui pra casa, colocamos o Gui pra dormir, e depois de muita luta confirmaram pra meia-noite a chegada do voo...

Acabei chegando em casa quase uma da manhã :(

Detalhe, era o mesmo voo que seguia pra Fortaleza... Nessa brincadeira, a Paula, que era pra chegar hoje de manhã, só sai de Fortaleza hoje 19h!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eles crescem rápido demais...

Guilherme está abandonando as fraldas! Putz, foi mais rápido do que eu pensava isso... Quando a gente era criança, uns 700 anos atrás, abandonava-se as fraldas com que idade? Uns 15-16?

Agora sério... Quando contam que as coisas na vida dos filhos acontecem e você acaba perdendo, a gente não leva a sério, mas é verdade. Um belo dia ele chega e anuncia com todas as letras que não quer mais usar fraldas! Ainda usa pra dormir, mas vai o dia todo sem...

Já tinhamos tentado antes, mas ele não estava pronto, e um sem-número de acidentes acabou nos desestimulando... claro que ainda hoje tem acidentes, mas ele foi no ritmo dele, sem pressa, e um dia simplesmente FOI...

Bom, eu também não vou mentir e dizer que sentirei saudades dessa fase.... Meu bolso agradece :)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Porque nada é tão ruim...

...que não possa piorar!

Acho que quebrei um dedo do pé! Amanhã vejo se posto uma foto ai :)

Pequeno Édipo...

Ok... o Gui ama a mãe dele... é bem óbvio...

Mas o engraçado são as coisas que ele diz, e como ele expressa...

Várias vezes ele mandou um "eu vou casar com a mamãe!", e a gente rapidamente explica que mamãe é casada com o papai, e papai é um amante a moda antiga, daqueles que ainda manda flores (bem as vezes, mas mando!) e não curte Poliamor...

E ele finge que entende... e oferece beijos na boca :)

E o papai explica (essa foi semana passada) que beijar na boca só pode com o amor da gente... ao que o moleque prontamente responde: "A MAMÃE?"

E quando o papai está morto de cansado, correndo pra cima e pra baixo atrás de resolver tudo pra visita do ministro, o garoto me vê de terno saindo de casa e solta: "O papai morreu! Agora eu vou casar com a mamãe!". Essa é em parte minha culpa, porque com todo o papo de "quero casar com a mamãe" eu disse pra ele que só quando o papai morresse... E como ele relacionou terno e morte, eu não sei... mas faz sentido!

Ai, depois de cair no sono no carro e ser colocado na sua cama, o jovenzinho acorda ai pelas 2:30h chamando o papai, pede pra ir pra cama "do papai e da mamãe" (ele sabe bem!) e depois de colocado, pede uma mamadeira... O papai cansado, sonolento, faz a bananada e trás de volta...

O meliante recebe a mamadeira, e ao ser empurrado para abrir espaço, se sai com: "Não, papai! Você vai dormir no quarto do Mierme agora! Vai dormir na rede! Vai!" E o besta, zonzo de sono, vai!

Parece que vou ter de montar uma operação de guerra pra reclamar de volta minha cama! E dormir com um olho aberto! Small hands!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DESASTRE no MRE!

Saiu a reclassificação dos postos hoje! MALDITOS!!! Acabaram praticamente com todos os consulados C... virou QUASE TUDO A ou B... (e eu me fudi nessa! armei minha remoção toda calçada nisso e me ferrei). Missões e delegações quase todas agora são A.

Mudou muita coisa... varios postos foram "upgradeados" e uns raros postos C horriveis viraram D (Luanda é o unico downgrade que eu vi).

Wellington, uma das jogadas mais espertas do MRE, acabou! Virou B! 2000 dolares uma passagem comum de lá pro Brasil... quem encara essa?

Parafraseando Chalton Heston: "You did it! You M&%$$#"ERS, you did it!" :clap: :banghead:

Em compensação, abriu Pyongyang... e é D, com casada... alguem topa? Ainda mais sabendo que o MRE pode mudar TUDO de uma hora pra outra?

Depois neguinho reclama que é gordo...

Durante o feriado a familia toda aproveitou pra fazer compras no nosso "shopping" aqui, o Calu & Angela.

Pra variar, compramos um monte de coisas interessantes que NUNCA apareceriam no Brasil, e fomos encarar as filas infernais...

Pra entender o Calu, só visitando... quando você chega, já é abordado pelos trocentos meninos que se aglomeram perto da porta, e oferecem seus serviços pra todos os gringos que passam... porque gringo não carrega sacola nem empurra carrinho, óbvio (e o pior é que tem vários que efetivamente fazem os meninos seguirem empurrando o carrinho dentro da loja!), e pra piorar, tem de navegar um mar de taxistas que ocupam todas as vagas do estacionamento horrivel de lá, e se juntam na escada pra tentar garantir a corrida antes mesmo da gente comprar qualquer coisa...

Nossa politica é usar o empacotador que esteja no caixa escolhido, SE tiver muita coisa, até porque seria impossivel evita-los, e ignorar os taxistas... e mesmo assim as vezes os meninos brigam entre si pelo prazer de nos atender...

Anyway, de volta ao título da história...

Entramos na fila atrás de uma senhora de seus 50 anos... que pra ser educado eu diria bem gordinha, mas na verdade era gorda pra caralho...

Branca, jeitão de gringa, não portuguesa, mas inglesa ou americana... Eu, curioso como sou, começo a prestar atenção no carrinho da moça...

Batata Frita - Bastante
Cereal matinal - Bastante
Coca-Cola - Algumas
Ginger Ale - Todas as que ainda tinha na loja
Cidra de maçã inglesa, em lata - Algumas
Queijos - Dois, um gordo e um magro
Nozes e Passas - Um pacote de cada
Yogurte - Dois potões
Digestive Cookies - Dois pacotes
CUP NOODLES - Uns 15 copos, de vários sabores!

PUTAQUEOPARIU! Sério? Podemos já marcar a visita do cardiologista? Gillian McKeith ia ter um piti! Serio, eu consigo imaginar a cara da Gillian cheirando o cocô dessa senhora! (Tem de assistir You Are What You Eat no Multishow pra entender essa).

Enfim... Shock and Awe total... Eu acabei puxando conversa, pra descobrir se a Ginger Ale era boa, e confirmei que a mulher era americana... BIG surprise! Mas alguem duvidava?

terça-feira, 14 de abril de 2009

Prenderam o Nuno...

O Nuno é um dos nossos porteiros, filho do seu José, zelador do prédio.

Eu não estava em casa, senão acabaria me metendo (mais por ser curioso que por ser caridoso, mas vá lá), mas Dona Neda reportou em seu blog o evento...

Depois tento descobrir detalhes... mas segundo me conta o Aquiles, meu assessor para assuntos caboverdianos, ir pra delegacia não é novidade aqui... a polícia recebe uma denúncia, e como todos se conhecem, acaba indo pegar o cara em casa ou no trabalho pra conversar...

Qualidade e Frescura!

Nova campanha do Hipercompra na televisão local:

Supermercados Hipercompra


Onde qualidade e frescura andam lado a lado!


Quase cuspi o sorvete na cara do Guilherme....

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa!

Ontem fomos nós, o Gustavo e a Eliane e a Embaixadora almoçar... Como nenhum de nós tinha viajado (apesar de termos combinado com o Gustavo viajar, mas acabou não rolando), decidimos passar a páscoa juntos, e foi muito legal...

Fomos no Cimbrom, que é um dos poucos, senão o único restaurante em Praia que serve uma culinária mais contemporânea (o resto é quase tudo grelhados ou comida portuguesa), e depois fomos comer os doces de páscoa (no nosso caso um belissímo bolo de rolo trazido pela Eliane de Recife) na casa da Embaixadora. Guilherme quase pirou correndo pela residência oficial... e a Neda quase pirou correndo atrás dele pra evitar a destruição total de propriedade da União.

Mas foi um domingo MUITO bom...

Tem uma "dica" que dão pra todos os novatos no Itamaraty, que são os três aspectos mais importantes na hora de escolher uma remoção (remoção é quando a gente vai trabalhar no exterior):

1. Chefia
2. Chefia
3. Chefia

É um twist do ditado dos imóveis (location, location, location), mas se vacilar é até MAIS verdadeiro. O chefe certo pode tornar sua experiência no posto um céu, ou um inferno.

Eu não conhecia a Embaixadora antes de vir pra cá, e confiei na opinião da Ariane. E se nada mais, eu devo essa a ela...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

No estaleiro...

Dona Neda passou boa parte dessa semana no estaleiro... "stomach flu"...

Passou boa parte da semana até agora de cama, gemendo de dor de barriga... morri de pena :( Guilherme até tentoy ajudar, fazer massagem

Mas já está melhor :)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ainda mais produtos interessantes....

Mais uns produtos que apareceram por aqui!

Arroz Basmati indiano, pra entrar no clima de "Caminho das Indias".

E comida indiana, inúmeras opções, pra acompanhar o arroz! Tudo inglês...


Farrinha Sarracena! Mais ou menos 7 reais o quilo! E o Daniel Briand cobra 19 reais por um crepe feito disso!

Mini adegas... uma de 16 e outra de 8 garrafas... muito legal pra quem não tem espaço!

Mistura pra carne moida inglesa. Eu achava que ERA carne moída, mas na verdade é um tempero, que mistura um monte de coisas, pra ficar a tradicional carne de "Sheppard's Pie". Yummi!

Refrigerantes bizarros! Doctor Pepper (uma merda!), 7up de cereja, e por ai vai...

Sucos de mil e uma variedades, gregos e ingleses... Desde tomate até romã.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

BAD Google! BAD!

Tem um aplicativozinho no blog que me permite acompanhar de onde as pessoas chegam aqui... E recentemente eu comecei a me interessar mais em olhar lá, e descobri umas coisas curiosas.

Por exemplo, descobri que meu blog aparece quando alguem pesquisa "Video de uma foda sensacional" ou "Strip Escola Portugal"! Quanto ao primeiro não posso fazer nada, mas o segundo, dependendo das alunas, quem sabe? Curso de Striptease de Verão em Cabo Verde para Portuguesas? (Neda, please, don't hurt me! It's only a joke!)

Em compensação, também apareço quando pesquisam "comidas caseiras de cabo frio" ou quando alguem procura informações sobre o ano-novo na África ou sobre nomes em Cabo Verde (alias, esses últimos são MUITO comuns... engraçado mesmo).

Enfim, que mecanismozinho safado esse do Google, hein?

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cabo Verde me dá sorte...

Em menos de 8 meses de Cabo Verde, já achei dinheiro na rua três vezes! Bom, na verdade, duas foram a Neda que achou, mas estavamos juntos... no total, já vão mais de 10 euros achados na rua! Total de 1300 escudos.

No Brasil eu era bom disso também, mas em quase 30 anos, devo ter achado uns 100 reais, no máximo... E foram 60 reais de uma vez só, em Fortaleza, saindo dos correios...

Antes que digam algo, eu sempre tento localizar o dono... mas infelizmente (pra eles, não pra mim!) eu nunca encontrei...

Tô começando a achar que devia dar essa grana pra caridade... mas a de hoje (500 escudos) foi pra comprar pão e jornal :)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quando fazer o trabalho doi...

Eu não sou das pessoas mais emotivas do mundo... a Neda vive reclamando disso, meus pais tbm... enfim, é dificil algo incomodar ou me tocar, porque as vezes eu sou muito contido no meu próprio mundinho, e a maioria das coisas que me importam estão sempre comigo (familia, pelo menos a mais direta, Neda e Gui, meus amigos, que mesmo não estando PERTO, estão "perto" pela net, meus bichos, ainda que eu quase que diariamente planeje fazer um tamborim com o blanquito, e meus hobbies - meus livros, minhas miniaturas, etc).

Mas semana passada eu passei por uma coisa que, apesar de saber que um dia ia acontecer, nunca imaginei que fosse TÃO logo, nem que fosse do jeito que foi.

Eu já despedi gente... despedi empregadas, dispensei faxineiras, ajudei minha mãe quando precisou dispensar um motorista, etc. Mas tudo gente com pouco tempo de convivência, e que tinham plenas condições de se recompor depois da queda...

Mas sexta-feira eu dispensei um senhor de mais de 70 anos, que estava no mesmo emprego a mais de 25 anos... Num caso desses, você diz o que pra pessoa?

Não me entendam mal, eu estava certo. Aliás, nem eu, porque a decisão não foi minha, nem fui eu que coloquei as engrenagens em movimento, eu só levei a cabo a parte da "execução". Mas a administração estava 100% correta. Não foi uma decisão financeira, pra cortar gastos, nem mesquinha, por não gostar da pessoa. Foi totalmente baseada em motivos sólidos e relevantes, eventos que o próprio funcionário causou.

Enfim, independente do cara já ter tomado mais de três advertências, do comportamento impróprio no trabalho e da atitude ao saber da decisão final, eu fiquei mal paca. Não sai da minha cabeça o esquema, e pra piorar eu sempre tive pena de velho... culpa da minha mãe, que ADORA velho... eu nem gosto, aliás por default tenho até uma certa antipatia, mas SEMPRE tive pena. E agora tenho de dormir sabendo que de manhã o cara não tem mais pra onde ir, nem motivo pra sair da cama...

Perdoem o desabafo, eu tenho uns 4 ou 5 posts quase prontos pra colocar, um monte de fotos, mas nesse momento eu realmente não tava conseguindo sentar e escrever...

sábado, 4 de abril de 2009

O Shopping da Praia

Eu já falei dele aqui mais de uma vez, o Cris inclusive questinou sobre isso, então já tava mais que merecendo um post, e uma fotinha...

O financiamento é do Calu & Angela, e é tocado por uma construtora chinesa, ou pelo menos uma que usa trabalho escravo chinês... os pobrezinhos trabalham TODO DIA enquanto tem sol... (Saca a ironia? Trabalho escravo, na África, só que é chinês? Eu também achei menos engraçado agora, mas ai já escrevi... tarde demais...)

Só pra constar, eu ainda acho que vai acabar caindo no mar...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novo Calu!

O Calu & Angela é como o Pão de Açucar de Cabo Verde... é o maior supermercado, tem a maior variedade de produtos, e desrespeita totalmente o cliente...

Bom, talvez desrespeite um pouquinho mais que o Pão de Açucar... mas isso é outra história...

Anyway, é o Calu que está financiando a construção do Shopping da Praia, e recentemente abriu uma filial em Assomada... e essa semana, abriu mais um supermercado no Plateau.

Quando eu cheguei, reclamava muito de ter que ir lá no Calu, que era longe paca, etc...

Bom, o novo é bem mais perto, apesar de MUITO pior de estacionar... E o shopping vai ser menos de 800m da minha casa! Mas com certeza vai ser ainda pior de estacionar (estão detectando uma tendência ai?).

Anyway, é o progresso!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Caboverdiano Cordial

Ou, Eu não reconheço ninguém!

Ok, eu sempre tive esse problema... eu ignoro solenemente as pessoas conhecidas na rua, e as vezes mesmo a pessoa se aproximando, eu demoro séculos antes de reconhecer... e isso sempre me meteu em encrenca.

Acho que já tinha comentado o dia em que estava conversando com o Frazer e o Andrew no Cape Caffee, e um rapaz, relativamente bem vestido, se aproximou, cumprimentou todos, entrou na roda e nós só nos tocamos que ninguém conhecia o cara porque ele pediu um trocado...

Bom, ontem eu fui atacado assim de novo, e duas vezes!

Estava saindo da embaixada pra almoçar, quando um cara puxa papo...

Ele: Tudo bem? Lembra de mim?
Eu: Desculpe, realmente sou péssimo pra rostos...
Ele: Lá do aeroporto? Eu estava fardado...
Eu: (mentindo) Ah! Claro, como vai? (eu tinha estado no aeroporto HORAS na visita do ministro, e a gente viajou no fim de semana, logo, pode ser...)
Ele: Você está indo pra que lado?
Eu: (sacando que o maldito quer carona) Só aqui até a achada...
Ele: Ahhh, eu ia até o palmarejo... (por coincidência, aonde eu ia mesmo)
Eu: Bom, legal encontra-lo... até mais...
Ele: (meio contrariado) Tudo bem... até...

Tipo, sem chance eu começar a dar carona pra geral! E o pior é que, sendo "branco" (entre aspas porque eu sou, quase assim, um mulato!) em um país de negros, eu sou particularmente reconhecivel. E sem querer soar racista, mas provavelmente já sendo, o pessoal aqui, pra mim, é todo muito parecido... Ou seja, sou o alvo perfeito pra abordagem "cordial"!

Ontem mesmo, indo ao supermercado, aconteceu de novo...

Estava pegando o carrinho, um cara se aproxima, oferece a mão em cumprimento (e eu não sei NÃO apertar mão... me parece extremamente rude recusar) e puxa papo. Eu realmente NUNCA ví mais gordo, mas pode ser alguem que apareceu na embaixada, ou um taxista com quem eu andei... Só que o cara nem bem termina de dizer oi já oferece seus serviços de empacotador e carregador de sacos de supermercado...

PORRA, sou só eu que acho esse approach extremamente desonesto?